quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você realmente sabe o que é Mocotó?

História do mocotó no Brasil

Não sei se você sabe o que é mocotó, eu não sei, então lá vai uma leve explicação muito bem detalhada desse prato de nossa culinária que remonta lá pras bandas do século XIX. Com base no “wikipidia” e conversas de “corredorius”.

Pra começar! Mocotó tem pata de boi, úbere, tripa grossa, patas sem casco, e outras extremidades bovinas, que é melhor eu parar por aqui que o negócio é punk. Enfim, essas eram as partes do boi que o patrão da casa-grande, desprezava. Lembra da casa-grande? Aquela da quinta série quando você estava estudando sobre escravos, isso! Os escravos que inventaram o Mocotó, porque era uma comida com ingredientes ricos e nutritivos, que olha, se não fosse isso duvido que alguém aguentaria trabalhar como eles trabalhavam, sol a pino, pouca água, chicotada, e trabalho, bastante trabalho.

No fim do dia, depois de voltar de sua jornada de trabalho, o cozido estava no ponto. Ao perceber os bons resultados que o mocotó proporcionava à saúde dos escravos, os senhores (invejosos) começaram também a comê-lo e enriqueceram a receita com lingüiça, feijão branco, ovos, tempero verde e outros ingredientes. Eu não achei nenhum dado específico, mas aposto que os senhores proibiram os escravos de comerem o mocotó depois, porque eram ruins esses senhores, em toda novela eles tem um filho com uma escrava, felás!

No Rio Grande do Sul, o mocotó é especialmente saboreado no inverno, em virtude de ser um prato quente, com grande fonte de calorias e ideal para as temperaturas frias da região. Booomm! Agora resta saborear ele né, tem cara boa, TEM PREGUIÇA NÃO, Bóra comer Mocotó pra ficar forte e inteligente moçada!

Esse é o Mocotó!


Essa é a receita do Mocotó.


Essa é a Geléia de Mocotó Inbasa – Eu bato bola. E depois bato um copo.
Mulher batendo bola devia ser a coisa mais revolucionária dos anos 80! Tinha barra de cereal também. Embora abrir copo de mocotó Inbasa era um sufoco. Precisava de uma faca pra tirar a tampa, o que geralmente acabava quebrando a borda do copo.


Ele também gosta de mocotó!
A um tempo atrás o jornal O Pasquim já havia revelado as verdadeiras palavras de D.Pedro I no dia da Indepêndecia do Brasil, isso deu uma cadeiada mas foi divertido.


Também tem a música de Erlon Chaves - Eu também quero Mocotó
(...)
Eu cheguei e tô chegando
To com fome e sou pobre coitado
Me ajudem por favor
Botem mocotó no meu prato

(...)
Salada de mocotó
Mocotó a milanesa
Sopa de mocotó
Mocotó com abóbora
(...)
Mocotó pai mocotó filho
Eu também vou ser da família
Mocotó é abstrato....nãoooo
Mocotó é correlato....nãoooo
Mocotó é lagarto....nãoooo
O que é que mocotó e? É um barato

(...)
Mocotó é realengue
É um barato de alicerce
Põe mocotó no meu prato
Eu quero ficar relex

(...)Mocotó sem parar...mocotó sem parar
Mocotó é de amargar...mocotó é de amargar
É um barato mocotó...é um barato mocotó
Ele é melhor que chocolate...ele é melhor


Essa Postagem é dedicada a todos que pensam que Mocotó, é só o nome do personagem que André Marques fez na Malhação.

2 comentários:

  1. Acho sempre muito engraçadas essas referências a pratos com raiz na culinária portuguesa - mocotó, feijoadas, etc. - como tendo sido criadas pelos escravos no Brasil, quando na realidade não passam de cópias ou adaptações naturais da culinária popular portuguesa,
    praticamente sem diferenças ou com naturais diferenças regionais - p.ex. batata substituída por mandioca, feijão branco por feijão preto, etc.
    Mocotó = Mão de Vaca (com grão); Feijoada, Feijoada Trasmontana, Chispalhada, Tripas à moda do Porto (Dobrada)...

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.