Saudações honoráveis leitores do blog TemPreguiçaNão e
jogadores viciados de Magic: the
Gathering estampas ilustradas. Como de costume, terça-feira é dia de post do
tio Hyeda e esta semana não vai ser diferente. Recebi alguns pedidos para
escrever um pouco sobre o formato Pauper
e como o leitor é quem manda, aqui está. O meu objetivo neste post é fazer uma
explanação beeeem por cima do formato, portanto não vou falar de listas
específicas.
O formato casual conhecido como Pauper (tradução livre: Pobre) trata-se
de um formato que obedece as regras do Constructed,
portanto o deck tem que ter 60 cartas e o sideboard 15 cartas, e só são válidas cartas de raridade comum. Esse comum significa que a carta tem que ter sido impressa
com esta raridade em alguma edição, não importanto se ela foi impressa em outra
raridade em uma outra edição. Este formato é oficial o Magic Online, possuindo
campeoantos oficiais. No jogo em real
life, a popularidade do formato vem crescendo, bem como o número de
campeonatos casuais utilizando o mesmo. Devido a uma limitação de lançamento no
Magic Online, o pauper só permite
cartas da quarta edição em diante, mas em torneios casuais essa limitação pode
ser burlada.
Atualmente, o formato possui sua
própria lista de banidas, sendo elas:
Um exemplo de carta que não pode
ser utilizada é o Hymn to Tourach. Estar
carto foi impressa como incomum em Masters
Edition II (edição válida no pauper) e também foi impressa como comum em Fallen Empires que, por sua vez, é uma
edição anterior a quarta edição, portanto não é legal no Pauper (baseando-se no Magic Online).
Fazendo um resumo de porque você
deve jogar este formato, eu posso dizer que é um misto de poder utilizar os
melhores decks sem gastar uma fortuna (gastando bem pouco na verdade), utilizar
cartas de power level alto e que só
são utilizadas no legacy e poder
jogar um formato divertido e equilibrado, com bastante espaço pra inovação.
Resumindo, o benefício do pauper é
gastar pouco (sem hipocrisia rs).
Outro fato que vale ressaltar é
que, apesar de só permitir cartas comuns, o formato está longe de ser simples é
fácil. Justamente por esse fato, a habilidade de jogo é preponderante.
Abaixo estão cartas que representam
o poder do pauper, cartas que
marcaram épocas em seus blocos e que muitos não tiveram a oportunidade de
utilizá-las. O Gush, por exemplo, é
banido no legacy. Portanto pauper é sinônimo de barato e não de
cartas craps.
Como funciona o Pauper?
Para explicar melhor como
funciona o metagame do pauper e os
fundamentos desse formato, busquei ajuda de, dentre os meus conhecidos, um cara
que é expert no assunto. O nome dele é Lucian
Martins e ele é um grinder de pauper, sendo que costuma jogar Magic
Online e Magic Workstation. O cara é fera e é um dos meus amigos com quem fico
trocando ideias de estratégias mirabolantes e invencíveis que irão quebrar
formatos, mas que nunca aplicamos. Portanto (e como eu não podia deixar de dar
os créditos), a partir de daqui o material constitui um trabalho em conjunto.
Vamos então a uma breve análise do metagame
do Pauper.
Pauper é um formato onde o estilo de jogo se assemelha bastante ao
dos velhos tempos do Magic, onde criaturas servem basicamente apenas para
atacar ou bloquear e cada mágica conjurada no decorrer do jogo tem extrema
importância, lembrando que está em uma generalização já que existem criaturas
que exercem outros papéis no formato (exemplo o Muldrifter). Existem
praticamente três formas de vencer: através de Card Advantage; através de um clock
rápido; ou através de Tempo. Estes
termos serão melhores explorados no próximo post que publicarei aqui no
TemPreguiçaNão, que será no dia 26/03/2013. Por ora, se você é um jogador
iniciante, basta saber que estes são arquétipos de estratégias de jogo. Para
exemplificar estas definições, vamos explorar um pouco melhor cada uma destas
estratégias.
Vencendo através de Card
Advantage
Imagine o seguinte cenário:
O jogador 1 possui alguns
terrenos, meia dúzia de criaturas pequenas na mesa, nenhum card na mão e 20
pontos de vida. O jogador 2 tem algumas criaturas para bloquear, mais terrenos
e está com pouco mais de 10 pontos de vida sobrando, porém ainda está com a mão
cheia. Isso significa que o jogador 1 está dependendo exclusivamente dos seus
"top decks" para manter a sua posição na mesa, enquanto o jogador 2
tem um leque de possibilidades a cada turno, podendo conjurar mais mágicas,
jogar mais terrenos e comprar ainda mais cards.
Esse é o fundamento adotado pelos
decks control (jogador 2) para vencer
a partida, e vários decks aggros
também se valem um pouco disso para atingir o objetivo principal com maior
facilidade.
Vencendo através de um clock
rápido
Vários decks vencem a partida
atingindo rapidamente uma massa crítica depois de alguns turnos. São capazes de
causar muito dano em pouco tempo, de forma que se o oponente não apresentar
respostas, a vitória será certa. É o plano de jogo dos decks aggros e dos decks de combo.
Vencendo através de Tempo
Trata-se de jogar uma ameaça
ainda nos turnos iniciais do jogo e protegê-la, enquanto espanca o oponente e o
atrasa de alguma forma (normalmente com contramágicas). O clock não é tão rápido quanto um deck aggro normal, mas assegura que haverá sempre pelo menos uma fonte
de dano regular a cada turno.
Considerações sobre o formato
Se eu for dar uma opinião, diria
à todos para jogar pauper sempre que
tiverem espaço entre as temporadas de formatos competitivos. Realmente é um
formato muito divertido e sério, lembrando muito o legacy (guardadas proporções) devido ao uso de cartas como o Brainstorm. Para os jogadores mais
antigos, existe a possibilidade de recordar o uso de cartas queridas do
passado. E, o melhor de tudo, é que se aventurar neste formato não envolve
tantos investimentos, sendo até lucrativo se você joga Magic Online.
Esta é uma breve explanação do
formato. Nas internetz vocês
encontram muito mais sobre mais uma das facetas do nosso querido Magic: the
Gathering estampas ilustradas. Existem muitas listas de decks na internet, no futuro eu posto algumas delas e comento pra vocês.
Uma boa semana a todos e fico à disposição para sugestões, críticas e pedidos de assuntos para os próximos posts.
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.