A Associação Beneficente Assistencial Desportiva Imbitubense (ABADI) junto a Academia Boxe Silva, de Imbituba, vem se firmando como ícone no Boxe Olímpico Catarinense e Brasileiro através do empenho do atleta Leandro Moraes de 16 anos.
O imbitubense e atual campeão de boxe catarinense na categoria 57kg, participou do 64º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico em Aracajú, Sergipe, conquistando a medalha de bronze na competição, recebendo elogios de importantes figuras do boxe nacional como o Treinador da Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, Messias Gomes.
O evento foi realizado no Ginásio Constâncio Vieira e contou com a participação de atletas de todo o Brasil, reunindo mais de 500 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Os atletas estavam sobre os olhares de nomes importantes do boxe nacional, ex-campeões mundiais como Acelino Popó de Freitas, Kelson Carlos, Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Maguila, Servílio de Oliveira, Rodrigo Minotauro entre outros.
Apesar do adversário de Leandro ter vasta experiência por lutar a mais de dez anos, com mais de 50 lutas e ter conquistado três campeonatos paulistas, o atleta imbitubense fez frente ao oponente, começando o combate com uma vantagem de nove pontos sobre o adversário durante os dois primeiros rounds, mas acabou perdendo no terceiro e último round por quatro pontos de diferença. A luta foi uma das melhores e mais elogiadas da competição, devido ao grande combate e desempenho dos atletas.
O imbitubense foi convidado para no último sábado (31) participar da inauguração do Centro de Excelência Sul de Boxe Olímpico em Balneário Camboriú, onde fez uma luta de demonstração com o atual campeão catarinense da categoria 63kg Adriano Ribeiro.
Leandro faz parte da Academia Boxe Silva, de Imbituba e seu Treinador é Júlio César da Silva, que há três anos realiza um trabalho excepcional na comunidade do Araçá, no bairro Paes Leme, onde treina mais de 40 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, chamando a atenção dos jovens para o esporte, fazendo com que eles não se envolvam com drogas e criminalidade.
Para o treinador, com apenas 16 anos, Leandro é um espelho para os jovens da comunidade e um exemplo de superação pelo esporte. Além dele, a Academia revelou mais dois talentos, Fábio Gobbo, atual campeão catarinense na categoria 51kg e Gilliard Pires, que está próximo de conquistar o título na categoria 60kg, no Campeonato Catarinense de Boxe, que será realizado no próximo mês.
Júlio acrescenta que a equipe é considerada uma das melhores de Santa Catarina. “Treinando com luvas velhas e somente um saco de areia, conquistamos muitas vitórias, superando nossos objetivos”.
A academia tem o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba através da Diretoria Municipal de Esportes e de algumas empresas do Município.
A Prefeitura conseguiu materiais esportivos que segundo o treinador, melhorou muito o treino, mas apesar de todo o apoio ainda faltam algumas coisas, como por exemplo, um médico. “Seria muito bom se tivéssemos algum médico voluntário, que fizesse uma avaliação nos atletas, assim evitando lesões graves”, ressalta Júlio.
Os treinos ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19:30 horas, em uma sala cedida pela diretora Mariléia Soares Tomé na Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos.
Leandro de Vermelho com a medalha do terceiro lugar
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.