Judô afasta crianças e adolescentes da violência

Leonardo Fraga Teixeira
By -
0
Por Leonardo Fraga Teixeira

O esporte aumenta a auto-estima dos jovens e ocupa o tempo ocioso com atividades físicas. O projeto esportivo da Combentu – Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão, tem como objetivo mostrar o potencial de cada criança e adolescente, tirando-os de um ambiente vulnerável à violência, oferecendo oportunidades, além de mostrar um novo jeito de ver o mundo.
A Combentu realiza diversas atividades com seus alunos, como capoeira, futebol, teatro, dança, judô, entre outras. Segundo o Coordenador geral de esportes, Jaison Tavares, “estas atividades dão valor para as crianças e fazem com que se tornem cidadãos melhores futuramente”.


Além de coordenador, Jaison é professor de judô e diz que este esporte incentiva os alunos a entrar em um meio social diferente. “Este esporte dá a oportunidade de eles poderem ter uma relação com pessoas que não são do meio deles, pois são pessoas de comunidades carentes, em situação de risco”, relata Jaison.

O projeto de judô está levando os alunos a participar de competições fora de Tubarão. Nos próximos meses participarão da Copa de Judô – Os meninos do futuro em Balneário Camboriú e da Copa Adieu, em Florianópolis. “Estes eventos fazem com que os alunos vejam uma realidade que não é a deles e que podem se incluir na sociedade através do esporte, tendo uma visão melhor do futuro, mostrando que eles também têm condições de cursar uma faculdade e ser melhores cidadãos”, argumenta o professor.


No começo do projeto, a Combentu ofereceu uma sala para a realização das aulas de judô. Com um tatame improvisado com raspas de pneu e lona, construído com o trabalho conjunto dos voluntários e alunos. As aulas foram iniciadas mesmo sem quimonos e hoje é um sucesso, com vários alunos com idade entre cinco e dezessete anos.

Com a ajuda de alguns empresários, a Combentu conseguiu quarenta quimonos, mas a principal dificuldade hoje é levar os alunos para as competições, faltando uma condução adequada e o custo das inscrições.


Lembrando que a Combentu tem como objetivo ajudar e tirar jovens das ruas, dando oportunidades. A instituição é administrada por uma diretoria voluntária, sensível à problemática social e depende da colaboração de parceiros e sócios contribuintes.

Para ajudar a Combentu à manter e melhorar cada vez mais este trabalho, entre em contato através do telefone: (48)3628-0965.


E assista o Documentário que fala mais sobre a Combentu, feito por Catarina Ko Feitag, Fernando H. T. da Silva e Leonardo Fraga Teixeira.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.

Postar um comentário (0)