segunda-feira, 14 de março de 2011

Como reciclar papel e óleo de cozinha, Fácil!

Você que está pasmo com a situação do Japão, disse que a culpa das chuvas e desmoronamentos no Rio e em SC é culpa do homem, acredita que é culpa do aquecimento global e blá, blá,blá e fica dizendo que temos que mudar e tal, parar de desperdiçar água, ajudar de alguma maneira, mas não é capaz de levantar o traseiro da frente da televisão pra fazer alguma coisa, e continua com a mesma vida de sempre, dizendo que não sabe o que fazer, ou diz que seu vizinho não faz nada e não adianta você fazer. Por Favor né! Toma uma atitude! É super fácil ajudar a natureza. Fazendo sua parte, e espalhando a ideia de viver em harmonia com a natureza, com certeza podemos melhorar o mundo.
Tá aí duas dicas ótimas pra você começar a fazer algo. Como reciclar papel, e como reciclar óleo de cozinha, transformando-o em sabão.
Vai dizer, que depois de ver os vídeos e dar uma lidinha ai, cê ainda vai ficar parado sem fazer nada?


Reciclagem de papel, clique na imagem para aumentar:


Esse vídeo explica muito bem como fazer papel, muito fácil!


Vídeo que mostra como transformar óleo de cozinha em sabão:


Duas receitas para transformar óleo em sabão:

Receita 1:
- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.
Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.

Agora sai da frente do computador e faz alguma coisa! Tem Preguiça Não!!

Um comentário:

  1. Que bacana vocês o mundo está precisando de pessoas como nós que se preocupa com o meio ambiente eu faço engenharia ambiental e sempre estarei visitando o sue site boa sorte para nós nessa luta para ter um mundo melhor.

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.