segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A criminalização do artista - A sociedade fabrica marginais no Brasil

O documentário "A criminalização do artista - Como se fabricam marginais em nosso país", é um protesto em forma de documentário. Faz muita gente pensar a respeito dessa situação. O Documentário fala dos hippies, o pessoal que faz pulseira, brinco, colar, que anda de cidade em cidade, com uma ideologia de vida, fora dos padrões da sociedade que insiste em criminalizar essa forma de arte e de vida que levam.

Tirem um tempinho e assistam esse vídeo, principalmente os jornalistas, para aprender como é necessário ir atrás da informação, e não ficar só fazendo matérias de polícia, com somente o lado da polícia, marginalizando o outro lado. Lado esse que deve ter um motivo para fazer o que fez, ou mesmo nem tem culpa de nada. Lado, onde a imprensa realmente tem que chegar, pois pra mim, a moral maior do jornalismo é ajudar a sociedade não é mesmo?

Eu já convivi e trabalhei com um hippie, (Com o que, que eu já não trabalhei nessa vida...), e posso dizer com total verdade, que são pessoas ótimas, inteligentes, que vivem da maneira que gostam, sem prejudicar ninguém. A forma de ver o mundo deles, é muito bonita e pura, é uma pena que sejam tratados como são.

 “Abril de 2011. A intolerância ao diferente apoiada por uma campanha de higienização social em Belo Horizonte, assume ares de política repressiva de caráter criminal."

 “À administração municipal, policia militar e mídia se associam na tarefa de criminalizar o artista de rua, artesãos nômades portadores de um patrimônio cultural brasileiro que deriva da resignificação do movimento hippie das décadas de 60 e 70. Uma cultura com mais de 40 anos.

 “Mas quem criminaliza o estado? “Com expressões próprias na arte, na música e no estilo de vida, os artesãos são perseguidos, saqueados em seus bens pessoais e presos por desacato ao exercer a legitima desobediência civil.”

 "Artigo 5º da Constituição Federal: II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;"

A criminalização do artista - Como se fabricam marginais em nosso país
 

Deem uma olhada na página do documentário que contém mais informações, AQUI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.