Redes Sociais: Você está usando isso direito?

Leonardo Fraga Teixeira
By -
0

Esse final de semana fiquei perplexo. Primeiro porque passei por Itajaí e vi todo aquele cenário de destruição. Casas alagadas até o telhado, pessoas vivendo nos carros, impossibilitadas de voltar para casa. Impressionante ver o rio Itajaí, avançando até onde os olhos não conseguem ver.

Rio Itajaí-Açu / Fonte: RBS
Pessoas morreram, muitas perderam tudo o que tinham, faltava comida e água. Muitas pessoas passando por grande dificuldade. Calamidade pública total, de arrepiar a situação. Isso era sábado e no domingo, dia 11 de setembro, só se falava dos ataques que os EUA sofreram há dez anos. 

Os veículos de comunicação passam coisas que mais lhe interessam. Não o que é mais importante e necessário. O Fantástico mostrou uma reportagem gigante sobre os atentados, os canais falaram das homenagens para as vítimas, o final de semana inteiro, enquanto isso, uma tragédia já havia acontecido em Santa Catarina, e não recebia a mesma atenção. 

Rio do Sul foi uma das cidades mais atingidas / Foto:Charles Guerra / Agencia RBS

E o que choca ainda mais, é que nos TT`s do Brasil (Trending Topics – os assuntos mais comentados no twitter) mencionavam #Miss Universo, #11 de setembro, jogos de futebol, entre outros, e #ChuvasemSC nem chegou a ser o mais comentado. Como se uma Miss Universo ou um jogo de futebol fossem mais importantes do que uma tragédia monumental acontecendo em nosso país.  Um comentário no Twitter chega a muitas pessoas, mas geralmente é uma bobagem.

Porque os assuntos mais comentados pelas pessoas que ficam conectadas o dia inteiro no Facebook, no Twitter, Google + ou qualquer outra rede social, não é: Como ajudar o próximo? Como melhorar o País? Acabar com a corrupção ou a fome, ou mesmo, porque nunca existiu uma mobilização usando a hastag #VamosAjudar ... Algo ? Parece que isso é pior aqui no Brasil, porque em outras nações como Irã e Egito, o povo soube  usar as redes sociais, provocando verdadeiras revoluções em seu país. Foi a partir das redes sociais que o presidente do Egito caiu. Leia


As pessoas desviam o olhar para coisas mais sérias e importantes, e se distraem com programas de TV inúteis, novelas, fofocas, piadas, etc... Devemos refletir sobre qual o real motivo de termos uma conta em uma rede social. Temos que perceber que é uma arma poderosíssima, onde unidos, podemos vencer nossas adversidades, superar os problemas e melhorar o lugar onde moramos, pessoas e até mesmo o país que vivemos. 

Não podemos estar em uma rede social apenas por estar. Para saber da vida dos outros, olhar fotos, perder horas jogando os joguinhos do Facebook ou Orkut. Quando uma tragédia como a que afligiu Santa Catarina ocorrer, sabemos que não podemos depender somente das autoridades, e deixá-los resolver. Não é a primeira vez que isso acontece e se repete. Imediatamente devemos fazer nossa parte como cidadãos e pessoas de bem, e procurar fazer o melhor, usando essa ferramenta que usamos todo dia, para mobilizar as pessoas para ajudar e mudar a situação.

Quando digo Tem Preguiça Não! Não é da boca pra fora, é realmente para movimentar, mexer, levantar a bunda da cadeira, sair da frente do computador e fazer algo pelo mundo. Adoro a internet, ela traz muitos benefícios e devemos saber aplicá-los para fazer o bem, mudar o mundo gente! Acorda! Você está com a faca e o queijo na mão! Está na hora de olhar as redes sociais com outros olhos.

Ferramentas da Revolução!

Postar um comentário

0Comentários

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.

Postar um comentário (0)