quinta-feira, 22 de setembro de 2011

South Park: Humor negro e muitas gargalhadas


Desenhos animados sempre foram direcionados para as crianças. Eu sempre dizia: "Mããããe! Tô vendo desenho! Depois eu lavo a louça!" hehehe. Mas South Park, não é exatamente esse desenho que a minha mãe deixaria assistir quando pequeno, pois faz uma pesada crítica a sociedade americana, fala vários palavrões (apesar de que hoje, até na novela das nove se fala "merda"), humor negro pesadíssimo, que abrange vários assuntos. Mas... é muito, muito engraçado.

As situações em que Stan Marsh, Kyle Broflovski, Eric Cartman, e Kenny McCormick se metem são de raxar o bico, cair da cadeira. Suas aventuras se passam na cidade que dá título a série: South Park.



Trey Parker e Matt Stone
O desenho foi criado em 1992, por Trey Parker, que faz a voz de Stan Marsh, Eric Cartman, Timmy, Mr. Hanley entre outros. O outro criador de South Park é Matt Stone, que faz as vozes de Kenny, Kyle, Butters, Jesues entre outros. 
Pra você ver, eles mesmos fazem as vozes dos personagens e tudo começou porque os dois, que se conheceram na universidade, desenvolveram dois curtas de animação em 1992 e 1995. 
O curta de 1995, se tornou um dos maiores virais da internet, época que não existia Youtube e tudo mais. 
Isso fez com que a série fosse desenvoldia. Os brasileiros puderam curtir South park a partir do dia 20 de julho de 1998, quando a série começou a ser exibida aqui.

Este foi o primeiro episódio de South Park, feito independente ainda:
South Park 001 - The Spirit of Christmas - Jesus vs. Frosty (1992) - Legendado



Apesar de inconsistente em seus índices de audiência, o programa permanece como a atração mais aclamada e duradoura do Comedy Central. Originalmente produzido através de animação de recortes, cada episódio é atualmente realizado em um software que reproduz o estilo característico do programa.
Os episódios são normalmente escritos e produzidos durante a semana anterior à sua divulgação, com a grande maioria dos shows sendo escritos, dirigidos e dublados por Parker e Stone. Após as duas primeiras temporadas, Parker se tornou o único escritor e diretor creditado.

A partir de 2010, um total de 209 episódios foram exibidos durante as 14 temporadas da série. Parker e Stone renovaram contrato para produzir 14 novos episódios em 2011, estreando a 15ª temporada em 27 de abril do mesmo ano. Os primeiros oito episódios foram exibidos até 8 de junho, com a outra metade da temporada prevista para prosseguir a partir de 5 de outubro de 2011.

Lula no South Park:

Com suas toneladas de piadas de humor negro, South Park já recebeu diversas críticas, porém por outro lado, os milhares de fãs aprovam o uso abusivo de piadas que satirizam religiões, raças, atores, cantores, e tudo mais o que possa existir. Afinal, tudo não passa de uma piada, não é mesmo?

Cada episódio começa com um aviso:

Todos os personagens e eventos neste programa — mesmo aqueles baseados em pessoas reais — são inteiramente fictícios. Todas as vozes de celebridades são imitações.....pobres. O programa a seguir contém linguagem chula e devido a seu conteúdo não deve ser visto por ninguém.

South Park foi o primeiro programa semanal a receber uma classificação TV-MA, e é em geral indicado para o público adulto. Os protagonistas e a maioria dos outros personagens infantis usam de fortes palavras de baixo calão, mas apenas as mais polêmicas é que são censuradas durante uma transmissão. A utilização de tal linguagem serve para Parker e Stone tentarem demonstrar como eles acham que garotos conversam de verdade quando estão sozinhos.

Em 1999, menos de dois anos após a estréia do programa, seu primeiro longa metragem foi lançado. South Park - Maior, Melhor E Sem Cortes, uma comédia musical, foi dirigida por Parker, que co-escreveu o roteiro com Stone e Pam Brady. O filme foi em geral bem recebido pelos críticos, arrecadando um total de 83,1 milhão de dólares em bilheteria nacional e internacional. 
O filme satiriza as controvérsias em torno da própria série, e acabou entrando para a edição de 2001 do Guiness World Records na categoria "Mais Palavrões em Filme de Animação". A canção "Blame Canada", tirada da trilha-sonora do filme, rendeu a seus compositores, Parker e Marc Shaiman, uma indicação ao Oscar de "Melhor Canção Original".


Trailer do filme: South Park - Maior, Melhor E Sem Cortes

South Park é sim mais um grande e pesado besteirol americano, mas vai ao contrário de toda essas coisas politicamente corretas, onde ninguém pode rir de ninguém, todo mundo se ofende e só querem saber de processar, ninguém mais sabe rir de si mesmo, levar a vida na brincadeira. É uma série para quem quer apenas, rir a béça. Tiram sarro de tudo e de todos. Tem Preguiça Não Mesmo. Pra quem tem um pouco de humor negro é a pedida.

Neste site você pode criar seu avatar estilo South Park: South Park Studios

Os 10 melhores episódios de South Park:

E aí @joaomoraesfilho, ficou bom? hehehe Valeu pela dica!

3 comentários:

  1. Eu escrevi um artigo pra Terezinha sobre o South Park.

    ResponderExcluir
  2. Como ja era esperado (pois a equipe do Tem Preguiça Não é D+) a postagem superou minhas expectativas. O texto esta show, videos postados ótimos e informações de bastidores da série que eu não conhecia!!! Valeu Leo e toda a galera..

    Abraço

    @JoaoMoraesFilho

    ResponderExcluir
  3. Cartoon genial. Com boas criticas e piadas. Rapidão hein rapá .. hahaha Abrass

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.