quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Selva Amazônica: Pulmão do planeta.

Postagem de número 600.
A selva amazônica é o "pulmão do nosso planeta". A bacia amazônica abrange mais de 1,7 milhões de acres. A floresta tropical está distribuída por 1.400 milhões de hectares em 9 países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
60% da floresta amazônica está no Brasil. Esta floresta representa mais da metade das florestas tropicais existentes no mundo inteiro, sendo a mais rica em espécies tropicais.

A amazônia cresceu ao redor do rio Amazonas. Tem uma vasta biodiversidade de animais e plantas, sendo que grande parte da floresta ainda é inexplorada. Este nosso paraíso tropical deve ser protegido, pois pode conter a cura de várias doenças. O mundo está de olho nesse nosso ouro verde, o brasileiro deve amar, respeitar e cuidar deste tesouro.
A floresta amazônica é uma das 28 finalistas da competição "7 Novas Maravilhas da Natureza".

Curta agora, imagens belíssimas, deste lugar maravilhoso na Terra.

É o lar da maior coleção de espécies vivas de plantas e animais do mundo. Um em cada dez espécies conhecidas do planeta vive na Floresta Amazônica. A amazônia é o lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas, e mais de 2.000 aves e mamíferos. Até agora, pelo menos 40.000 espécies de plantas, 2.200 peixes, 1.294 pássaros, 427 mamíferos, 428 anfíbios, répteis e 378 foram cientificamente classificadas dentro desta região. Um em cada cinco de todas as espécies de aves e peixes do mundo vivem aqui. Na imagem, um monte de Araras Vermelhas. 

Cataratas de San Rafael localizada no sopé do vulcão Reventador altamente ativo que se levanta da selva amazônica a leste dos Andes. Com base em evidências arqueológicas, acredita-se que os primeiros seres humanos habitaram este paraíso Amazônico, pelo menos, há 11.200 anos atrás.

Correntes de luz na neblina da Amazônia. Dentro dessa floresta, você nunca sabe bem o que pode ver. . .

Conhecido como o ibis escarlate, uma das aves mais belas do Brasil, por causa da cor de sua plumagem.

Também pode conhecer o "Godzilla" amazônico.

Na Amazônia, você pode até tropeçar em cima de uma dessas.

Onça Pintada.

A vitória-régia pode chegar a ter 2 metros de diâmetro.

Casa típica amazônica.

Olhando para o "pulmão do planeta".

Mogno.

Macaquinhos da Floresta Tropical.


Floresta Amazônica - "dentro da mata"

O fotógrafo descreveu esta imagem como o "menino selvagem": "Seus olhos refletem a nostalgia de um mundo quase extinto. Venstindo um Tucano, tradicionalmente utilizado em danças sagradas e momentos especiais, este menino está aprendendo com os Xamãs as danças tradicionais da culltura Kotococha. Conhecimento transmitido para poucos, de boca em boca".

Comunidade Nova Esperança, povo Baré. Rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, Amazônia, Brasil.

Se você perguntar para alguém sobre a lagoa de Cochaconga, irão dizer que é encantada. Dizem que tem a forma de um pescoço" e que com o menor ruído provocado por um animal ou o grito de uma pessoa, haverá uma tempestade tremenda em que um monstro enorme aparece em forma de vaca. Este monstro ficará louco com os estranhos. É por isso que, quem passa por esse lugar remoto, que faça com precauções, para não alterar o silêncio local. 

Mangue.

Sapo Venenoso, pode ser encontrado na entrada do rio Amazonas. No Peru vivem no alto da floresta. 

Catarata Iracema.

Na Amazônia, o bom é viahar pela água. Pois tem uma grande quantidade de cursos d'água.

É melhor ir pelo rio do que se aventurar pelas estradas.

Antes de 1960, o acesso ao interior da floresta era restrito, e a selva amazônica permaneceu praticamente intacta. Durante os anos 1960, as fazendas foram estabelecidas com base no cultivo de culturas. O desmatamento foi tão considerável que as áreas que foram desmatadas da floresta eram visíveis a olho nu do espaço.

Forte seca na floresta amazônica em 2005. Em 2010, a Amazônia experimentou outra seca terrível, de certa forma mais extrema do que em 2005. Em um ano típico, a Amazônia absorve 1,5 gigatoneladas de dióxido de carbono, durante 2005, foram 5 gigatoneladas e oito em 2010.

Quando não há seca, os rios da Amazônia sofrem inundações durante 4 a 5 meses do ano.

Aldeia flutuante, na Bacia Amazônica. Seus afluentes drenam uma área de cerca de 2.670 mil milhas quadradas (6.915.000 km ²), ou cerca de 40% da América do Sul.

Pôr do Sol

Floresta Amazônica, perto de Manaus, Brasil. Imagem tirada de cima de uma torre de 50 m para observações meteorológicas. As folhas e galhos da floresta tropical são tão densos que criam um "teto" que não permite que a luz do sol atinja o chão. 

Yagua (Yahua) demonstração do uso da zarabatana.


Ilha dos Macacos, no Peru.

Alta bacia amazônica, região de Loreto, Peru.





Vila de Chipitiere, Peru.

Tucano

Cachoeira nos Andes.

Bicho-Preguiça

Caminhando na mata.

Catarata San Rafael.




Um comentário:

  1. Temos que lutar para que nossos filhos e netos vejam esta terra maravilhosa!!!! CADEIA PRA QUEM DESMATAR!!!!!

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.