terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comic Sans, a fonte mais odiada da cidade, ou não...

Existem muitas pessoas que amam essa fonte, como nosso colega do TPN, Fernando, mas tem muito mais gente que a odeia. Existem também movimentos que querem livrar a web dela para sempre!

A fonte Comic Sans foi criada pelo designer da Microsoft Vincent Connare, que começou o projeto em 1994. Depois de ver o programa Microsoft Bob, usar a fonte Times New Roman em balões animados, Connare decidiu levar a tipografia usada nas histórias em quadrinhos (comics) para os programas da empresa. A fonte não foi concluída a tempo para sua inclusão no MS Bob, mas os programadores do Microsoft 3D Movie Maker, que usavam guias em formato de desenhos, a adotaram. 
Mais tarde a fonte foi também incluída no Windows 95 Plus! Pack e finalmente para o Windows 95. A fama se alastrou tanto que a fonte foi incluída no Microsoft Publisher e Microsoft Internet Explorer. Depois no programa Microsoft Comic Chat, que foi lançado em 1996 com o Internet Explorer 3.0.
O uso excessivo da fonte criou esse ódio mortal por ela, onde vários designers a criticam, dizendo que a Microsoft tentou imitar o texto dos quadrinhos miseravelmente.

"Parem a loucura,
proíba a Comic Sans" Mais ou menos isso...
Movimento contra a fonte.
Apesar dos inimigos, alguns designers franceses Thomas Blanc e Florian Amoneau procuram desencadear um movimento. Criaram um Tumblr chamado "Projeto Comic Sans", onde coloca a tão mal falada fonte em logos de empresas famosas.
"Fomos inspirados por todas as piadas sobre Comic Sans que ouvimos e lemos na internet todos os dias", afirma Blanc. "Nós queríamos criar nossa própria piada pessoal com aqueles logos irônicos. Ao mesmo tempo, realmente tentamos defender a Comic Sans. Alguns logos ficaram muito bons! "

"Recebemos muitos e-mails elogiando e muitas inscrições de todo o mundo", diz Blanc, que pretende abrir o site para conteúdo gerado por usuários em breve.

Mas, sejamos francos. Não dá pra aturar essa fonte em tudo que é lugar não é mesmo? Aí Fernando, é por isso que o Tem Preguiça Não, não pode ser todo em Comic Sans.

Logos do projeto, feitos com Comic Sans. Realmente, alguns ficaram bons, mas a maioria não...













Fonte: Mashable
          Comic Sans Project


---------------------------------------------------------------------

Curta nossa página: Tem Preguiça Não!
Siga-nos: @tempreguicanao
Comente!
Tenha Preguiça Não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.