O Prof. Rafael já tinha mostrado este aeroporto inacreditável, na hora fiquei espantado, e só agora resolvi saber um pouco mais da história desse aeroporto pirado que criaram, na beira da praia.
Localizado na ilha caribenha de São Martinho, nas Antilhas Neerlandesas, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana é o segundo aeroporto com maior movimento no Caribe. Foi batizado em homenagem a então princesa herdeira Juliana dos Países Baixos, (Princesa Herdeira dos países baixos, que lucro?).
Sua pista nem é das menores, tem 2.349 metros (a de Congonhas tem 1.940), e uma largura considerável, o que permite pousos e decolagens de aviões grandes, mas, o que torna esse aeroporto especial é o fato da sua cabeceira principal ficar praticamente dentro da praia Maho Beach, que é bem movimentada.
Os aviões que ali aterrisam, disparam uma rajada de ar muito forte, onde os banhistas que estão na praia tem que se segurar pra não cair, fora a areia e água que levantam. Apesar de parecer que o avião sempre vai bater na praia e a pista ser considerada uma das mais difíceis de se aterrisar, mesmo com o tráfego diário de Boeings como o 747, MD-11 da KLM vindos de Amsterdã e 757/767 dos EUA, nunca houve qualquer acidente.
Assista o vídeo, e duvido que você não vai se impressionar:
UUUEEEEEEIIIIII, Seguuuuuuura! |
Toda vez que vejo uma foto dessa, falo: IAU! Poutz! |
Tomara que não deem descarga agora... |
Isso que é comer areia. Não aquele "nordestão" de Imbituba. |
Não Brinca! |
---------------------------------------------------------------------
PROMOÇÃO: O Verão está chegando... Participe!!
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.