Curso básico de como enrolar no trabalho sem ser demitido

Leonardo Fraga Teixeira
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Hoje o Tem Preguiça Não vem lhes ensinar como enrolar no trabalho e ainda assim fazer parecer que está trabalhando muito, já que o seu objetivo nunca foi o reconhecimento por meio do trabalho pesado. Ou na real já foi, mas  hoje em dia muitas empresas aproveitam aquele funcionário que se mata de trabalhar e ganha pouco para explorá-lo até dizer chega, sem dar nenhuma promoção. Não precisa se matar não gente, saca só como se dar bem (se for esperto).

Fase 1 – Enrolar é mais difícil do que trabalhar

Não vá pensando que é brincadeira hein. Enrolar no trabalho é mais difícil do que trabalhar. Exige muito esforço e concentração, porque se descobrirem é justa causa meu amigo (a). Mas cá entre nós, quem nunca ouviu aquela velha frase, “todo vadio tem sorte”. Pois é, exatamente esse o ponto, porque nos matamos no trabalho um montão e aquele “bostinha” filhinho de papai ganha uma promoção, onde ele já não fazia nada e vai fazer menos ainda. Se ele tem uma vida mansa assim, porque você não?

Objetivos de um enrolador: Projetar-se no ambiente de trabalho; fazer carreira fácil e rápida; não trabalhar muito e ganhar horas para usá-las externamente, em lazer, encontros e negócios paralelos.

Fase 2 – Montando o palco

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Qual o local do trabalho onde você mais fica? Sua mesa claro, então é por ela que começaremos. Bagunça meu amigo (a), isso sim dá a impressão de trabalho pesado. O funcionário pensa tanto na empresa que mal tem tempo de se organizar, sacou?

Pilhas enormes de documentos em torno do seu espaço de trabalho; manuais de normas e procedimentos abertos e alguns livros.

A sociedade avalia uma pessoa pela aparência, isso é inegável, portanto, dê um tapa no visual, caprichado. Para os homens é fácil, barba feita, cabelo cortado, terno, sapatos engraxados. Para mulher, cês sabem melhor do que eu Né.

Sabe porque digo isso? Você já viu por um acaso, aquele funcionário barbudo, que usa sempre a mesma calça jeans, se matando de trabalhar para cumprir as obrigações de resultados para a empresa receber um cargo melhor? Never!

Aquele cara que passeava pelos corredores, desfilando simpatia e elegância, chamando atenção foi o primeiro a ser lembrado para a promoção. Aprendi isso com um candidato que foi eleito nestas eleições em Imbituba, “Quem é visto, é lembrado”.

Portanto, estampe sempre um sorriso, tenha um celular bacanudo, tenha quantos gadgets você puder. Personagem criado, borá avançar para a fase 3.

Fase 3 – Simpatiaferris-bueller-25

Sorriso maroto. Essa é a chave que abrirá várias portas. Sempre andar com um sorriso estampado no rosto conquistará a confiança dos funcionários. Somado a um bom papo, irá render convites para cafés, almoços, happy hours. Motivos que lhe tirarão da mesa bem mais do que alguns minutos, porque em se tratando de almoços e jantares, podem durar bem mais.

Lembre-se. Nada de marcar almoços perto do escritório. É bom sair do local de trabalho às 11:00 horas, dá pra usar a desculpa do trânsito e a necessidade de pontualidade. E nunca retorne antes das 15:00 horas: relacionamento é a alma do negócio.

Este é o momento para descansar do trabalho e ainda ter a oportunidade de conhecer pessoas de outros departamentos. Mas o mais importante!!!

As pessoas devem lhe chamar para o café porque você é uma companhia interessante e não porque você quer matar trabalho.

Para não ser pego na mentira:

O corpo adora mostrar que você está contando uma história inventada. Portanto, é necessário acreditar no seu potencial de persuasão, controlar as emoções e as reações físicas que podem entregá-lo .

Ga-ga-gaquejar: É sinal de que o mentiroso está pensando para falar. Evite “éééé”, “hummm”, “hããã” e segundos de silêncio. Mantenha o tom de voz, não fale baixo ou mais alto.

Olho no olho: Se você desviar o olhar, ou piscar muito, é sinal de que está mentindo. Portanto, procure não fazer muito isso.

Bochecha vermelha: Para alguns é inevitável, procure disfarçar.

Mãos inquietas: Exagero nos gestos ou ficar contraindo as mãos, essa tensão denuncia o mentiroso.

Bater os pés: e balançar as pernas, isso é péssimo. Só quer ver ficar andando pra frente e para trás.

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Fase 4 – Enrolador Tecnológico

As empresas valorizam quem está grudado nos computadores. O chefe, quando caminha pelo escritório, quer ver o funcionário olhando para a tela do computador. Se estiver olhando, beleza!

Alt+tab, é o truque para quem gosta de acessar o noticiário de esportes, música ou qualquer outro assunto fora do trabalho. Para aquelas empresas que bloqueiam as Redes Sociais na rede, você pode acessá-las através de um celular com internet.

O smartphone como dia o Mr. Touch, é status. Você pode fingir que está tratando de assuntos importantes nas reuniões, mas na real está checando a resposta daquela funcionária do outro andar sobre um convite para sair.

E por falar em empresas que não permitem o funcionário de acessar as redes sociais segue a dica:

Você pode usar serviços na web, sites, como o Meebo, IloveIM, MSN2Go, Spreadtweet (Este é ótimo para os tuiteiros, porque ele transforma seu twitter em uma planilha do Excel, hauhauhua).

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Fase 5 – Desculpas quando a preguiça está demais

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Quando não dá mais para agüentar o escritório, quando ta tudo um saco, o negócio é sair fora. Dar o cano. Coloque geralmente a culpa no caminho. Trânsito, acidente, alagamento. Saúde também pode ainda ser muito usada. Mau-súbito, enxaqueca, se usadas sem exagero podem ser usadas. Não esqueça do dia seguinte, fingir voz rouca, tosses, algo do tipo.

E quem nunca matou um parente? Conheço várias pessoas que perderam quase todos, até o cachorro!

Acidentar o irmão, adoecer o pai, estourar um cano em casa. O negócio é contar de uma maneira convincente.

Dica de Mestre: Levar o parente para um exame de endoscopia. É sempre obrigatória a presença de um acompanhante e a pessoa que vai não tem como pegar um atestado.

Lembre das dicas para não ser pego na mentira e não exagere, podem desconfiar se em um ano morrerem vários parentes e você ficar doente várias vezes. Vão mandar te benzer.

Fase 6 – Não perca as oportunidades

Cursos, seminários, palestras, viagens, são oportunidades que empresas grandes oferecem e você pode usar a seu favor. Mesmo que o curso não seja direcionado para o seu cargo, você pode dizer que gostaria de conhecer melhor outras áreas da empresa. A ausência do trabalho será além de compreendida, muito valorizada.

Ninguém precisa saber que você só assistiu metade do seminário, e dedicou a tarde para um passeio.

Fase 7 – RH, o Grande Vilãoferris-ed-rooney

O pessoal do RH, sempre estará lhe perseguindo, eles querem teu emprego, tua alma. Brincadeira. Mas é importante manter a atenção neles. Se você desempenhar um bom papel, fique tranqüilo já que se o presidente, diretor ou chefe, simpatiza com um funcionário, não há RH que lhe incomode.

Pronto. Você é um Enrolador!

Portanto meus amigos. Quando alguém competente, talentoso, criativo e com iniciativa decide enrolar, tenha certeza de que isso pode ser feito com sucesso e segurança. Só não deixe seu Chefe ler isso, hauhauhua

Este post é feito com todo o respeito aos milhares de brasileiros que suam a camisa todo dia trabalhando, não entendam mal, porque sempre tem os chatos que implicam com tudo.

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Fonte: Como enrolar seu Chefe e progredir na empresa – de João José da Costa – Matrix Editora

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