O palhaço já pedalou 500 quilômetros para levar diversão às cidades do estado. Em Imbituba também realizará oficina de palhaço
Está chegando à Imbituba o palhaço Charles Augusto, que viaja com sua inseparável companheira, a bicicleta Jaguaruna II. Ele se considera um yogue, um ciclista, um mambembe e leva diversão aos municípios catarinenses. Na última semana Charles passou por Tubarão e Jaguaruna e nesta já deve estar chegando a Imbituba.
O palhaço já pedalou 500 quilômetros para levar diversão às cidades do estado, “trago comigo ferramentas, câmara reserva e um kit remendo, caixinha de primeiros socorros. Além de barraca e saco de dormir para ficar nas comunidades onde não tem pousada, nem hotel”, conta Charles, que diz também que não tem patrocinadores, sendo este um projeto independente e autônomo, aceitando doações durante o percurso.
O projeto consiste em completar um circuito que passa por mais de 20 cidades, sendo 1500 km percorridos em cima de uma bicicleta. Em cada cidade Charles realiza o espetáculo “Pacacoenco Quer Voar!” e em Imbituba realizará uma oficina de palhaço no valor de R$ 36,00, ainda sem local definido. No período em que fica nos lugares, Charles conhece as belezas, faz contato com o povo e participa de suas celebrações. Segundo ele, “há indícios comprovados deste espírito aventureiro desde os meus dois anos de idade. Mas só é possível essa coragem por causa do amor. É ele que move cada gesto. O amor é revolucionário, já dizia outro aventureiro”.
O percurso de Charles é um triângulo, onde a primeira ponta é Itajaí, sendo o ponto de partida e chegada, local onde mora sua família e onde se formou como artista. A segunda ponta do triângulo é o Planalto Serrano, onde nasceu e a terceira ponta é em Jaguaruna.
O palhaço Pacacoenco, interpretado por Charles Augusto, realiza as apresentações em qualquer lugar que tenha suporte para o espetáculo. “Como o show necessita de pouca infraestrutura, é ampla a gama de lugares em que posso apresentá-lo. Normalmente, como são cidades pequenas, a maioria não dispõe de teatro, então, acabo apresentando em festas comunitárias ou escolas, na maioria das vezes”, explica. O valor do ingresso varia também. É necessária uma estrutura básica de som, que não carrego comigo por conta do peso.
Sobre - Charles é natural de Lages e aos 11 anos foi morar em Itajaí. Aos 15 começou a trabalhar em uma pizzaria e já com o primeiro salário comprou presentes para a família e uma bicicleta. Além disso, pagou seu primeiro curso de teatro. “Depois que comecei a brincar com esta arte, sempre continuei com ela. Então, depois de alguns anos, descobri o palhaço. E aí o encantamento foi intensificado. O palhaço me mostrou que eu posso ser eu mesmo e que errar é certo nesta vida. Isso, pra mim, foi uma revolução. Desde então, mergulhei nesta arte e minha vida está nela”, disse Charles.
Para contratar o palhaço Pacacoenco, basta acessar o blog: www.guapeca.wordpress.com
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.