Windows 8 – Ter ou não ter, eis a questão...

Leonardo Fraga Teixeira
By -
0

Windows-8-20121031165247

Quem usa o Windows 7 percebe que ele tem muito das antigas ferramentas e até o próprio visual é muito parecido, com suas versões anteriores, sempre seguindo algum padrão, com algumas mudanças no decorrer dos anos. Já o Windows 8 rapeizi, é totalmente diferente. O W7 foi lançado há dois anos e meio, e nesse meio tempo surgiu o iPad, e graças ao Android, os SmartPhones se tornaram um gadget universal. O Windows 8 vem com a proposta de ser o primeiro sistema operacional projetado para rodar tanto em tablets, quanto em notebooks e PCs, já que Notebooks e PC’s estão se tornando cada vez mais irrelevantes.

A maior diferença e que chama mais atenção no W8, com certeza é a tela inicial. Com ícones e painéis grandes, claramente feitos para serem tocados com o dedo. E os aplicativos que fazem parte do sistema operacional, como o Internet Explorer e o Media Player que seguem a mesma linha. Esta nova interface gráfica do Windows se chama Metro, e até o Office vai ganhar uma versão “touch-friendly”. Tudo isso pra fortificar a entrada da Microsoft no mundo dos tablets, que começam a ser vendidos até o final do ano.Windows-8-20121030184512

A intenção da Microsoft

Veja bem. O Android mesmo sendo liderança absoluta nos Smartphones, não consegue emplacar nos tablets, imagina então se a Microsoft irá conseguir bater o iPad, líder do mercado disparado. Mas o negócio deles não é ser maior nesta área. É simplesmente reinventar o Windows para um mundo novo, onde o PC não é mais o centro das atenções. A Microsoft quer criar um novo tipo de computador e, em longo prazo, dar um salto à frente da Apple.

Hoje, os tablets não irão superar o PC, até mesmo pela dificuldade que é editar um vídeo ou imagem e fazer uma apresentação, mas daqui a alguns anos, os tablets podem ser encaixados em um dock, com teclado e mouse, dando muito mais praticidade ao usuário. O problema da tela pode ser facilmente resolvido, com as Smart Tvs e por exemplo o Wii-U, que usa duas telas, uma no controle e outra na TV. É algo a se pensar, e quem resolver essa pendenga primeiro larga na frente.

O porque não vale a pena (por enquanto)

Agora vem a maior real, do porque o Windows 8 não foi feito para este ano. Porque, os desktops que usamos e notebooks, (pelo menos a maioria), ainda não são touchscreen, logo, a interface nova do Windows não vale de nada, só esteticamente mesmo, porque não tem utilidade nenhuma. E tem mais uma coisa. Ao rodar algum programa “antigo”, que não foi adaptado para esse novo Sistema, o Windows 8 simplesmente desaparece, e no lugar dele surge uma interface idêntica ao Windows 7. É muito perturbador, confira no vídeo abaixo, e me diga se você não fica todo embaralhado.

A interface Metro e a convencional, Aero, se alternam em telas separadas, conforme o software. Imagine, isso pode acontecer durante todo o dia, não vai dar uma loucura??

A Microsoft fez isso propositalmente para forçar o usuário a mudar para a nova interface, mas isso pode demorar anos. Até a tecnologia necessária ser desenvolvida e ser vendida, chegando a todos os usuários. Até lá tá todo mundo de saco cheio do Windows 8, já que deve ser estranho você estar em uma baita tela e abrir um programa como o Photoshop, que não tem nada a ver com o design Metro, ferrou!

windows-8-tela-inicial

O Windows 8 ainda está em versão Beta, e talvez a Microsoft crie algo que dê para desativar a versão Metro, deixando o Sistema idêntico ao Windows 7. Com certeza a maioria vai continuar com a interface antiga, logo, não é necessário comprar o Windows 8.

Se você é curioso, e quer dar uma fuçada no Windows 8 sem se complicar, instale o programa VirtualBox e rode o Windows 8 dentro dele. Desse jeito, dá para conhecer o novo Windows sem fazer nenhuma alteração nem formatar o seu computador.

Trailer do Windows 8:

Fonte: Re-Bit – SuperInteressante

Postar um comentário

0Comentários

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.

Postar um comentário (0)