Sério, o Carro chefe da TV por assinatura é o futebol. Os filmes também, mas o futebol é algo que atrai mais o pessoal que tem a grana pra gastar. A Fox Sports, depois que entrou nesse mercado vem mexendo bastante com ele. Ela sempre foi dona dos direitos de transmissão dos campeonatos da Conmebol e há um tempo atrás parou de revender os direitos para o SporTV e começou ela mesma a passar as transmissões.
A intenção era clara: sendo a única com a Libertadores na TV por assinatura, teria o apoio dos assinantes das principais operadoras para entrar rapidamente na grade de canais de todas elas – um processo que, para alguns canais, leva anos. Ou seja se o principal campeonato sul-americano de clubes está em outro canal que não está na sua operadora, é claro que o pessoal vai pressionar ou até mesmomudar.
Deu tudo certo, a FOX Sports consolidou o público e está presente nas mesmas operadoras que a principal concorrente. Por outro lado, o SporTV perdeu em 2012 um dos principais produtos de quarta e quinta-feira: a Libertadores e a Copa Sul-Americana. O Corinthians foi campeão, deixando o concorrente isolado na frente nesses momentos. Agora, o São Paulo pode ser campeão do outro torneio e ninguém vai ver pelo canal da Globosat. Aí é hora de sentar e conversar.
E além disso, a FOX Sports terá direitos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, mas nada disso será transmitido ao vivo. Eles deverão exibir em VT alguns jogos, mas só aqueles que foram exibidos previamente no pay-per-view. Para quem não compra esses pacotes, é interessante.
Em relação à Libertadores, a jogada é a seguinte: a Globo terá a preferência no jogo que quer exibir, enquanto a FOX Sports fica com a segunda opção preferida. Por último, o SporTV decide se exibe o mesmo jogo da Globo ou recorre a uma terceira opção. Assim a Globo pode exibir o jogo do Corinthians, a FOX Sports o do Palmeiras e o SporTV passa o do Atlético Mineiro, tudo em uma mesma semana e ao vivo.
No fim, todos, empresas e telespectadores, saíram ganhando, com várias opções para ver o futebol.
A FOX abriu mão do único produto que detem pra Globo. Fim da picada! Nem o Rupert Murdoch conseguem com os Marinhos!
ResponderExcluir