segunda-feira, 11 de março de 2013

Assista os melhores documentários sobre o Universo

universo

Aí vai uma lista com dez documentários sobre astronomia, indispensáveios para quem se interessa pelo tema:

1. Maravilhas do Universo

Wonders of The Universe | BBC

Com seus 13.7 bilhões de anos, hoje o universo tem mais de 100 bilhões de galáxias e infindáveis maravilhas. O físico Brian Cox apresenta as mais fascinantes entre elas. Com cenas de tirar o fôlego, ele ainda explica através de conceitos simples como tudo surgiu e como tudo um dia vai acabar.

Como é de se esperar de documentários produzidos pela BBC, este não deixa a desejar. Arrisco dizer que é um dos melhores, senão o melhor sobre o assunto, tanto em termos de conteúdo, quanto em termos de direção de arte e fotografia.

Pegue a pipoca e prepare-se.

2. Cosmos

BBC

Ele foi apresentado em 1980 por Carl Sagan, um carismático astrônomo e divulgador científico. Através de treze episódios, permitiu que toda uma geração de espectadores contemplassem os mais variados assuntos, desde a origem da vida até o nosso lugar no universo.

Este documentário de sucesso deve voltar às telas em breve, com uma continuação feita pela Fox. Desta vez, será produzido por alguém que você talvez não adivinhasse nem em um bilhão de tentativas: Seth MacFarlane. Isso mesmo: o homem por trás de Family Guy, sitcom da Fox.

Com toda sua veia humorística, ele explica que “estamos obcecados com os anjos, vampiros e tudo o mais, quando há coisas muito mais emocionantes, reais e espectaculares para se empolgar bem no nosso quintal planetário.”

Enquanto 2013 não chega com os novos episódios, é válido assistir ao original e ir fundo no Cosmos.

3. Grandes Missões da NASA |

When We Left Earth – The NASA Missions | Discovery Channel

Para quem ama história e astronomia, está aí um show imperdível, com eventos bem documentados e entrevistas reveladoras sobre a maior aventura do homem, desde sua preparação na NASA até a era de viagens espaciais.

4. Viagem aos Limites do Universo

Journey to the Edge of the Universe | National Geographic

Ele vai das pegadas que Neil Armstrong deixou na Lua até os confins do universo. O caminho é longo e empolgante, ultrapassando milhares de anos-luz de distância, onde nuvens de gás dão origem a estrelas e planetas que, quem sabe, podem abrigar outras formas de vida.

Não é preciso nem arrumar as malas para fazer uma jornada fascinante.

5. O Universo

The Universe | The History Channel

Já são sete temporadas sobre os mais variados temas relacionados à astronomia. O sucesso não é à toa: com o uso de computação gráfica de qualidade e narração detalhada de especialistas, este documentário é uma experiência imersiva que explora desde nossa vizinhança solar até supernovas e pulsares dos confins do espaço.

Desnecessário dizer que é ótimo.

6. Como funciona o Universo

How the Universe Works | Discovery Channel

De maneira bem didática e com gráficos decentes, os oito episódios deste show exploram as engrenagens do nosso universo e desvendam mistérios do espaço-tempo com a participação de especialistas como Michio Kaku.

7. Grandes Mistérios do Universo com Morgan Freeman

Through the Wormwhole | Discovery Science

Não é de hoje que a humanidade tem se questionado se está sozinha, se existem universos paralelos e se o tempo é uma ilusão. Perguntas assim têm sido feitas ao longo de toda a história. É tentando respondê-las que o documentário narrado por Morgan Freeman apresenta de forma acessível conceitos de astrofísica, astrobiologia, mecânica quântica e outras áreas. Uma coisa de outro mundo.

8. O Universo de Stephen Hawking

Into The Universe With Stephen Hawking | BBC

Nem mesmo a doença paralisante que acometeu Hawking foi capaz de parar suas contribuições para a cosmologia. Ele pode não mover um dedo, mas move um mundo de entusiastas ao abordar o assunto de forma clara e acessível.

9. O Tecido do Cosmos

The Fabric of the Cosmos | NOVA

Acredite: o universo é bem mais estranho do que possa parecer. Para provar isso, o físico Brian Greene apresenta o tecido do espaço-tempo indo do nível macroscópico até o nível quântico, onde nada parece fazer sentido. Perdoe os efeitos gráficos e concentre-se no conteúdo. Ao assistir, é provável que você mude radicalmente a maneira como enxerga o mundo. Corre o risco ainda de achar que Alice no País das Maravilhas nem é tão surreal assim. Eu avisei.

10. O Big Bang de João Magueijo

João Magueijo’s Big Bang | Discovery Channel

Será que a velocidade da luz foi sempre 300 mil km por segundo? Para o cientista João Magueijo, não. Contrariando as teorias mais aceitas, ele acredita que essa “constante universal” pode não ter sido sempre assim. Esta ousadia, acompanhada por comparações únicas, proporciona uma visão diferente do universo. E bota diferente nisso. Até mesmo a fotografia e os efeitos visuais são ousados. Vale assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.