Saiba o porque dos Avatares Verdes Fluorescentes

Leonardo Fraga Teixeira
By -
0

385929_10200916137410115_1888841111_n

Você já deve ter visto no Facebook algum perfil que possui um quadrado verde-fluorescente como avatar não é? Isso se trata de um protesto dos profissionais de efeitos visuais, que estão reclamando da desvalorização do seu trabalho. O verde fluorescente é uma alusão ao chroma key, técnica usada amplamente nas emissoras de TV e produtoras cinematográficas.

Na rede social, os profissionais de efeitos visuais estão sendo apoiados por muitos profissionais relacionados e até mesmo fãs do cinema. Mas é claro, já imaginaram nossos filmes prediletos como Star Wars, O Senhor dos Anéis, e Homem de Ferro sem efeitos especiais???

439185141118452

Conforme relatado pelo site The Hollywood Reporter, a comunidade envolvida na produção dos popularmente chamados “efeitos especiais” reclama por melhores pagamentos. Após um incidente durante o Oscar, um grupo de profissionais da área criou a associação VFX Solidarity International (algo como Solidariedade Internacional Efeitos Especiais), a qual foi responsável pela idealização do protesto no Facebook.

Life-Of-Pi-Visual-Effects-01-615x346

O Indicente do Oscar

Durante a premiação do Oscar, dia 24 de Fevereiro, quem levou a estatueta de melhor efeitos especiais foi o estúdio Rhythm & Hues, contratado pelo diretor Ang Lee para a produção “Aventuras de Pi”. Ao subir no palco e realizar o discurso como premiados, os responsáveis pela empresa tentaram tocar no assunto da desvalorização dos profissionais de efeitos visuais, mas foram subitamente cortados.

A indignação tem justificativa: mesmo participando de grandes sucessos das telonas, a Rhythm & Hues precisou declarar falência no final de 2012. Isso porque, geralmente, os diretores e roteiristas usam o argumento de que a nova produção agregará muito ao portfólio do estúdio e pedem descontos “abusivos”.

Com a existência de grande concorrência, as companhias de efeitos especiais são praticamente obrigadas a aceitar algumas dessas propostas, o que as transformaram em uma prática comum. Nesse ciclo, os artistas saem com os bolsos vazios, enquanto as grandes produtoras lucram com os recordes de bilheterias.

439185141118110

Fonte: The Hollywood Reporter, VFX Solidarity International (perfil no Facebook)

Tecmundo

Postar um comentário

0Comentários

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.

Postar um comentário (0)