Natal está aí, vai começar a rolar o amigo secreto e as listas do que você quer ganhar. Bom, em se tratando de um blog nerd, aí vai dicas de livros baseados em games para você mandar pra galera do amigo secreto não errar seu presente, ou pra você que tirou um nerd que pediu livro, saber o que dar.
-------------------------------------------------------------------
Entre os títulos de livros baseados em games está o World Of Warcraft – Marés de Guerra, que já virou um best-seller no Estados Unidos, sua história tem como protagonista a renomada feiticeira Jaina Proudmore, que continua sua luta para manter a duradoura paz entre a Aliança e a Horda. O livro relata o avanço dos conflitos entre os dois grupos e prepara o palco para os acontecimentos de Mists of Pandaria, a mais recente expansão do game.
Livros lançados:
World of Warcraft: Marés da Guerra (2012)
World of Warcraft: A Ruptura (2013)
World of Warcraft: Sombras da Horda (2013)
-------------------------------------------------------------------
O preferido da galera, Assassin’s Creed, que conta a história de um jovem que embarca em uma jornada épica em busca de vingança, após ser traído pelos governantes das cidades-estado italianas. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. A história já possui 4 volumes, e vai virar filme, produzido e estrelado por Michael Fassbender. O título recente e ótima história de pirata é o Assassin’s Creed: Black Flag.
Livros lançados:
Assassin’s Creed: Renascença (2011)
Assassin’s Creed: Irmandade (2012)
Assassin’s Creed: A Cruzada Secreta (2012)
Assassin’s Creed: Renegado (2012)
Assassin’s Creed: Revalações (2013)
Assassin’s Creed: Bandeira Negra (2013)
-------------------------------------------------------------------
Battlefield 3. O jogo Battlefield 3, apesar de seu nome, é o décimo primeiro jogo da franquia Battlefield. Os jogadores (no modo campanha) assumem os papéis de várias entidades militares, um USMC (United States Marine Corps), um operador de tanque e um agente da inteligência Russa. O jogo acontece em vários locais, como Irã e Nova York, e segue a história do sargento Blackburn e Dimitri Mayakovski. Já o livro foi escrito pelo ex-soldado britânico e hoje escritor de ficção Andy McNab.
-------------------------------------------------------------------
Pra quem gosta de uma história mais pesada tem o Halo Cryptum – A Saga dos Forerunners, que conta a história que originou o game. Mostra a nossa galáxia sendo povoada, há 100.000 anos atrás, por uma grande variedade de seres. Mas uma espécie, mais adiantada que todos as outras em tecnologia e conhecimentos, conseguiu dominá-la. Eles governaram em paz, mas tiveram que enfrentar a oposição com eficácia rápida e brutal. Eles foram os precursores — os guardiões do Manto, a forma de vida mais avançada no Universo. E então eles desapareceram. É tipo o Silmarillion de HALO.
-------------------------------------------------------------------
No mesmo seguimento de HALO tem o HALO: Primordium. Neste segundo livro da série de ficção científica inspirado pelo game Halo, a humanidade é exposta em sua pequenez frente ao gigantismo do universo. Não somente bela por descrever cenários fantásticos de mundos desconhecidos (com suas faunas e floras específicas), a obra também prima por oferecer uma narrativa minuciosa, que varia entre o épico, a angústia, o enigmático e, ocasionalmente, a ação. Seu objetivo é oferecer o pano de fundo para a quadrilogia, por isso espere por mais diálogos e menos lutas. É um livro que será apreciado por aqueles que admiram as histórias de Halo e querem entendê-las por completo.
-------------------------------------------------------------------
Mass Effect: Revelação. Considerado uma das melhores séries de aventura espacial, Mass Effect é conhecido por seu sistema de escolhas. Por isso, você pode pensar que os livros da série tendem a não serem tão divertidos ou ricos como os jogos. Porém, na verdade, a obra é quase oposta a essa afirmação. Revelação é o primeiro de uma saga, que narra histórias paralelas ao universo do game, contando com personagens queridos como David Anderson e Saren. Ele é o início [da sucessão de fatos] que dá origem ao game e pode acabar entusiasmando o leitor a jogar mais uma vez. É uma viagem sedutora a um mundo antes dos Reapers e ao primeiro contato com essa ameaça.
-------------------------------------------------------------------
God of War II. O segundo livro do mundo de God of War a ser lançado pela LeYa mantém a mesma estrutura e ritmo do primeiro. Mais do que contar os feitos heroicos e, sem dúvida, violentos de Kratos, a obra leva o leitor para onde o jogo não pôde conduzi-lo: para dentro das mentes dos deuses. Enquanto o protagonista acelera na sua missão de encontrar as Irmãs do Destino, as divindades gregas fazem planos e conchavos, e constroem e destroem novas alianças, ao mesmo tempo em que a sanguinolência de cada batalha do guerreiro espartano é contada em páginas cheias de proezas e tripas.
Livros lançados:
God Of War – livro 1 (2012)
God Of War – livro 2 (2013)
-------------------------------------------------------------------
Resident Evil. Enquanto os jogos aderem a uma história mais consistente, existem alguns desvios do enredo nos filmes e nos livros, que são considerados histórias paralelas. A série de jogos Resident Evil, também conhecido como Biohazard no Japão, foi criada por Shinji Mikami como uma série de jogos de survival horror. Os personagens principais são Chris Redfield, Jill Valentine, Leon Scott Kennedy e Claire Redfield. Os inimigos zumbis, na real foram humanos contaminados por armas virais que vinham sendo alvo de testes para a produção de armas bio-orgânicas e o grande plano é infectar o mundo todo.
Livros lançados:
Resident Evil: Retribuição (2012) Editora Galera
Resident Evil: A Conspiração Umbrella (2013) Editora Benvirá
-------------------------------------------------------------------
Bioshock: Rapture. Bioshock faz parte de uma categoria notável nos videogames: aquela que instiga o jogador a fazer mais do que apenas jogar. O título é dotado de uma capacidade imersiva ímpar, e esta está associada ao universo construído para a cidade de Rapture, onde se desenrolam os acontecimentos ludológicos. Quando o jogo acaba, queremos saber mais. Como um mundo utópico se desdobrou para sua inevitável queda? Esse é o foco de Bioshock: Rapture. O declínio, que se inicia leve e brando, até atingir a irremissível distopia. O livro demonstra, explica e contextualiza o imaginário fóbico e mórbido do game. E é recomendado para todos que apreciam uma literatura política e ideológica.
-------------------------------------------------------------------
Este com uma das melhores histórias já feitas em games, Starcraft II: Ponto Crítico. Talvez o maior mérito de StarCraft II: Ponto Crítico esteja em ser um livro relevante tanto para jogadores como para quem não é versado nas histórias de StarCraft, o que o torna um elo narrativo. A história começa assim, no momento em que StarCraft II: Wings of Liberty acaba, e foca-se na relação entre Jim Raynor e Sarah Kerrigan, além de comentar o retorno da Rainha das Lâminas para a humanidade. Note que Sarah talvez seja uma das personagens femininas mais bem escritas da história dos games – e só por isso, a obra já deveria estar na sua estante. Ademais, a desenvolvedora Blizzard tem a tradição de selecionar e grafar belas histórias para os seus jogos. World of Warcraft: Sombras da Horda também é recomendado para os fãs da mitologia medieval e para os jogadores.
-------------------------------------------------------------------
Ótimos livros também são: Diablo III – Ordem de Nate Kenyon e Uncharted – O Quarto Labirinto.
Se souber de mais dicas, manda aê.
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.