Com quinze vitórias para cada lado na história, Seahawks e 49ers se encontrarão pela primeira vez nos playoffs
Com 93 anos de história, a rivalidade entre Chicago Bears e Green Bay Packers ocupa o posto de mais antiga da NFL. Mas os confrontos entre as duas potências da NFC Norte nem sempre são os mais aguardados. Na última década, Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens fizeram a liga parar todas as vezes que se encontraram. Mais recentemente, outro "clássico" tem roubado a cena: Seattle Seahawks x San Francisco 49ers, que terá sua primeira edição na história dos playoffs no próximo domingo, quando os dois times decidirão o campeão da NFC e, de quebra, desempatarão a série, que hoje tem 15 vitórias para cada lado.
Década de 2000: Seahawks brilham, 49ers enfrentam fase negra
A história não é das mais antigas: mesmo se enfrentando desde 1976, quando os Seahawks foram fundados, os times só se tornaram rivais em 2002, quando a entrada do Houston Texans na NFL provocou uma reformulação, e Seattle deixou a AFC Oeste rumo à NFC Oeste dos 49ers.
A mudança coincidiu com uma fase negra da história dos pentacampeões do Super Bowl, que amargaram oito anos longe dos playoffs entre 2003 e 2010. Os Seahawks, por sua vez, viveram a melhor fase da sua história, classificando-se aos playoffs em todos os anos entre 2003 e 2007 e disputando seu primeiro Super Bowl, que terminou em derrota para os Steelers em fevereiro de 2006.
Anos 2010: técnicos, defesas e QBs 'esquentam' rivalidade
A rivalidade já existia, mas começou a "esquentar" de vez na virada da década. Em 2010, os Seahawks apostaram na contratação de Pete Carroll, que vinha de um trabalho histórico à frente da Universidade de Southern California. Diante do sucesso do rival, que conquistou a divisão naquele ano, os 49ers repetiram a fórmula em 2011, trazendo Jim Harbaugh, ex-treinador da maior rival de USC: Stanford. O resultado foi, também, o título da NFC Oeste, com treze vitórias e três derrotas, e o esperado retorno à pós-temporada.
Jim Harbaugh e Pete Carroll
Desafetos desde os tempos de NCAA, os técnicos deram um tempero especial ao "clássico", a exemplo das duas defesas, que começaram 2012 sendo consideradas duas das mais temidas da NFL. No lado dos Seahawks, a "Legion of Boom", como ficou conhecida a sua secundária, estava formada, com Richard Sherman, Earl Thomas, Kam Chancellor e Brandon Browner. Já os 49ers tinham a dupla de linebackers mais feroz da liga, com Patrick Willis e NaVorro Bowman.
Russell Wilson x Colin Kaepernick
Só faltavam os QBs para tornar o "clássico" o mais aguardado da liga. E o ano acabou com esta pendência, "revelando" o calouro Russell Wilson, que levou os Seahawks até a segunda rodada dos playoffs. Nos 49ers, o segundo-anista Colin Kaepernick assumiu a titularidade no lugar de Alex Smith já com a temporada em andamento, e acabou conduzindo o time ao vice-campeonato do Super Bowl. Nos confrontos diretos, os 49ers chegaram à quarta vitória seguida sobre os rivais em outubro, mas Seattle se vingou em grande estilo, "goleando" por 42 a 13 no final da temporada regular, no CenturyLink Field.
Em 2013, o domínio azul continuou, com mais uma grande vitória por 29 a 3 dentro de casa. Mas os 49ers venceram o jogo de volta por 19 a 17, no dia 8 de dezembro, e empataram a série novamente em 15-15. Agora, duas das maiores potências da liga farão a primeira edição da história da sua rivalidade para definir quem avançará ao Super Bowl XLVIII, em Nova Iorque. Russell Wilson ou Colin Kaepernick? Richard Sherman e Earl Thomas ou Patrick Willis e NaVorro Bowman? Pete Carroll ou Jim Harbaugh? O mistério será desfeito às 21h30 (de Brasília) do próximo domingo.
Fizeram até um vídeo mostrando o que esperar dessa final, confira:
Fonte: ESPN
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.