Davi Sulzbacher, da seleção masculina, enfrentando Aline Alflen Weiss, da seleção feminina
O Clube de Xadrez Florianópolis sedia entre sexta-feira (18) e domingo (20) o campeonato municipal juvenil da modalidade. Os principais atletas sub 20 da Capital estarão reunidos em busca do título. A competição serve também como preparação final para as seleções masculina e feminina sub 20 de Florianópolis, que estarão na disputa pelo título inédito dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a partir de 27 de julho, na cidade de Caçador.
Nesse ano, as expectativas pelo primeiro título de campeão do xadrez nos Joguinhos estão reforçadas, especialmente quanto ao time masculino. A geração de enxadristas da Capital que venceu as Olimpíadas Escolares em 2012 chega à idade juvenil para tentar conquistar o primeiro lugar por equipes. Os destaques da equipe são Victor Milezzi, Davi Sulzbacher, Christopher de Carvalho e João Vítor Rios Fuck.
Entre as meninas, a equipe passa por uma reformulação, já que as principais atletas atingiram a idade limite e agora competem entre as adultas. A geração liderada por Amanda Dull e Karokiny Cruz ficou entre as três primeiras colocações nos Joguinhos entre 2010 e 2012, com dois vice-campeonatos. No ano passado, no entanto, já com um time renovado com jovens talentos, a equipe ficou em 11º lugar. Elana de Souza, que disputou o brasileiro feminino adulto nesse ano em Blumenau, é o destaque do time.
De acordo com o coordenador das seleções, Marcelo Pomar, o campeonato municipal juvenil nesses dois dias vai servir para a definição da seleção feminina que irá a Caçador disputar os Joguinhos. “Ainda temos uma indefinição e nada como um torneio oficial para se resolver isso no tabuleiro”, explicou. Entre os rapazes, a seleção já está definida com seis atletas. Em cada rodada, quatro jogadores participam, mas cada um pode ser substituído de uma rodada para outra.
Fonte: Marcelo Pomar (vice-presidente do Clube de Xadrez e técnico das seleções de xadrez de Florianópolis): 48 8407 1162
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.