Wolverine irá morrer nos quadrinhos

Leonardo Fraga Teixeira
By -
0

DeathOfWolverine

Sim caro leitor, o Wolverine irá morrer. A Marvel Comics irá matar um de seus personagens mais populares, isto em uma mini-série em quatro edições, com requintes de crueldade, escrita por Charles Soule e com a arte de Steve McNiven. A primeira edição chega nesta quinta-feira (3)  nos EUA e abaixo segue um guia para você que não acompanha o Carcaju e precisa se atualizar um pouco para entender este evento.

Cinco coisas que você precisa saber para ler “A Morte de Wolverine” (Contém SPOILERS da atual série de Wolverine publicada pela Panini no Brasil)

1) O Fator de Cura não funciona mais

Wolverine2

Você provavelmente já sabe como os poderes de Wolverine funcionam. Ele é o melhor no que faz, ponto. Certo, não é só isso, ele geralmente costuma levar facas para um tiroteio e sair vencedor. Isso se dá principalmente por causa de seu fator de cura extremamente útil. O corpo de Wolverine pode se curar a partir de qualquer lesão ou doença. Ele permanece eternamente ágil e jovem, apesar de ter mais de 100 anos de idade. E ele tem o fígado de um bebê, apesar de sempre estar enchendo a cara. Para todos os efeitos, Wolverine é imortal.

A série escrita por Paul Cornell, tirou o fator de cura de Wolverine, após ele se infectar com um vírus do Microverso. Ele continua com suas garras de adamantium e sentidos aprimorados, além de décadas de experiência, mas agora ele está sujeito aos mesmos perigos de uma pessoa comum. Ou seja, pode ser ferido e morto. A luta de Logan para lidar com a ideia de ser mortal e seu medo inesperado da morte tem sido o foco do trabalho de Cornell.

02

A perda de seu fator de cura também colocou um alvo gigante na cabeça de Wolverine. Todos os vilões do Universo Marvel querem matá-lo. Durante a história “Assassinável”, Wolverine enfrentou uma série de inimigos antes de finalmente confrontar Dentes de Sabre e perder. Depois ele saiu dos X-Men e dos Vingadores para se juntar a uma equipe de Mercenários que trabalham para um vilão chamado “The Offer”. A Oferta (cujo poder mutante é literalmente fazer uma oferta irrecusável), deu a Wolverine um traje de alta tecnologia para compensar a falta de seu fator de cura, além de prometer a oportunidade de reivindicar a sua vingança sobre Dentes de Sabre.

Por um tempo, realmente pareceu que as dificuldades de Logan o tinham empurrado para o caminho do mal, mas acabou por se revelar que ele estava trabalhando como um agente disfarçado da SHIELD, com o objetivo de pegar de Dentes de Sabre um artefato que deforma a realidade. O final deste arco chega às bancas esta semana.

06

2) Wolverine é Diretor da Escola para Jovens Mutantes Jean Grey

Wolverine sempre foi melhor soldado do que líder. Feliz em seguir ordens do Professor Xavier e até mesmo de Ciclope. Mas ultimamente ele se tornou a face dos X-Men e da raça mutante. Tudo começou na mini-série Cisma, de 2011, que introduziu um novo Clube do Inferno e trouxe de volta o programa Sentinela. Wolverine e Ciclope ficaram de lados opostos neste conflito. Ciclope acreditava que era dever de todo jovem mutante se levantar e lutar contra o mal, enquanto Wolverine sentia que era responsabilidade dos X-Men ensinar mutantes mais jovens e não transformá-los em soldados. O relacionamento dos dois desmoronou quando eles acabaram chegando às vias de fato, mesmo quando um sentinela gigante chegou para varrer os X-Men do mapa.

cabeca_logan

Na sequência, os X-Men foram divididos ao meio. Alguns apoiaram Ciclope e outros ficaram ao lado de Wolverine, que reabriu a Escola Xavier e a rebatizou de “Escola Jean Grey para Jovens Super Dotados”. Wolverine se tornou o diretor da escola e líder de uma facção dos X-Men. E para surpresa de todos ele fez um bom trabalho.

03

A missão de Wolverine educando jovens mutantes ganhou ainda mais importância após os acontecimentos de Vingadores vs. X-Men, onde Ciclope possuído pela Fênix matou o professor Xavier. Alguns X-Men ficaram com Logan na Escola Jean Grey enquanto Ciclope montou sua própria escola, a Nova Escola para Mutantes Charles Xavier.

Embora as coisas irem bem na Escola Jean Grey, esta preocupação de Wolverine com a mortalidade o obrigou a reavaliar o seu lugar na escola. Recentemente, ele colocou a direção da escola a cargo de Tempestade. Curiosamente, a revista Wolverine e os X-Men vem mostrado flashs do futuro, onde Wolverine aparece mais velho. Isso seria apenas um futuro alternativo que nunca irá acontecer, ou é possível que Wolverine engane a morte mais uma vez?

3) Wolverine não quer mais matar (pelo menos está tentando)

05

Ao longo de sua vida, Wolverine sempre tentou superar o seu extinto selvagem e trancar a fera que existe dentro dele e ficar cada vez mais humanizado. Ele é um Ronin – um Samurai Errante, um guerreiro solitário com honra manchada -, que sempre está se esforçando para ser uma pessoa melhor. Com Charles Xavier, Logan ficou mais consciente de que matar, não é a melhor resposta para um conflito.

Os escritores Jason Aaron e Rick Remender tem focado cada vez mais na natureza sombria de Wolverine. Ambos os autores tem escrito histórias em que Logan mata membros de sua própria família. Na série “Wolverine vai para o Inferno” (2010-11), a alma de Logan foi banida para o inferno, enquanto seu corpo estava possuído por demônios. Depois de escapar, ele travou uma guerra em busca de vingança contra um culto chamado Mão Vermelha (composto por membros que perderam familiares e entes queridos nas mãos de Wolverine). Após uma batalha sangrenta com os guarda-costas do culto, Logan descobriu que os membros da seita se mataram, antes de ele mesmo ter feito isso. O líder da seita deixou uma mensagem em vídeo revelando que os guarda-costas que Wolverine tinha matado eram seus próprios filhos bastardos. Depois disso, Wolverine ficou maluco por um tempo e decidiu se isolar nas montanhas por um tempo.

tumblr_l8ulebK8d61qco71uo1_500

Na revista Uncanny X-Force, Wolverine e seus companheiros enfrentaram o ressurgimento da Irmandade de Mutantes, liderada pelo seu filho, Daken. Após o confronto, Wolverine viu que não tinha escolha a não ser matar Daken por afogamento. Só depois ele percebeu que tudo foi uma manobra de Dentes de Sabre para manipular Wolverine para matar seu último filho restante.

Depois de matar seus filhos, dá pra perceber que matar não resolve nada. E isto tem convencido Wolverine a levar uma vida mais digna. Ele saiu da X-Force e tentou fazer jus ao ideal de Xavier como parte dos Vingadores. Mesmo Daken ter sido ressucitado como um cavaleiro do Apocalipes e passar vários anos queimando seu pai vivo, Wolverine tem evitado cometer os erros do passado.

4) O Programa Arma X terá um enorme papel

07

Na verdade, sabe-se muito pouco sobre como será a Morte de Wolverine, ou qual inimigo irá conseguir finalmente fazer o baixinho bater as botas. No entanto, com base em observações do escritor Charles Soule, bem como o anúncio da morte ter sido no epílogo Wolverine: O Programa Arma X, parece que um grande elemento da trama gira em torno da Arma X.

Arma X foi um projeto de pesquisa clandestino operado pelo governo canadense. Construído sobre a base de pesquisa do gene mutante no século XX.  Arma X foi dedicada a encontrar maneiras de aproveitar e armar habilidades mutantes para uso militar. E, como foi revelado nos Novos X-Men de Grant Morrison, Arma X foi parte de uma operação maior, chamada Programa Arma Plus. O “X” foi escolhido porque ele foi realmente o décimo de uma série de programas destinados a criar super-soldados (sendo o primeiro o Capitão América, no Programa Renascer). Arma X foi o primeiro desdobramento da Arma Plus em experimentos em mutantes.

08

O projeto prestou atenção em Wolverine enquanto ele ainda participava de uma unidade secreta da CIA chamada Equipe X. Os membros da Equipe X (que incluíam Dentes de Sabre, Maverick, e Raposa Prateada) passaram por um experimento com implantes falsos de memória. Essa é a razão pela qual Wolverine e Dentes de Sabre tem um passado tão escuro.

Eventualmente, Wolverine foi escolhido para um teste para a Arma X. Seu fator de cura fez dele o candidato ideal para testar um procedimento radical com adamantium. Ele sofreu muito com o experimento, embora tenha perdido sua memória devido aos cientistas da Arma X tentarem moldá-lo em uma máquina de matar. O processo foi um sucesso, no entanto, Wolverine escapou, matando muitos cientistas ao longo do caminho. Com a morte do diretor da Arma X, Professor Thorton, o projeto entrou em colapso.

O Projeto Arma X ressurge várias vezes ao longo dos anos. X-23, é o resultado de repetidas tentativas de clonar Wolverine. E na série Wolverine: Arma X, Wolverine enfrenta um grupo de mercenários chamado Guarda Negra, cujos membros tinham versões de seus poderes replicados artificialmente.

Wolverine e os X-Men acham que o Programa Arma X está morto. Ciclope e sua equipe estão usando as antigas instalações da Arma X no Canadá como sua base de operações. Mas no Universo Marvel nenhum mal fica morto para sempre e Arma X pode ser o fantasma que Wolverine tenha que enfrentar para poder descansar em paz.

5) Isto é o que você deve ler

10

A Morte de Wolverine é um evento bastante único. Será uma mini-série de apenas quatro edições que serão lançadas semanalmente durante o mês de setembro. Wolverine de Paul Cornell pode ser considerada um prólogo da atual série de Wolverine, e o conflito entre Wolverine e Dentes de Sabre parece ser um conflito independente da morte do herói.

Death-of-Wolverine-1-McNiven-Cover-a7ecd-610x936

A Morte de Wolverine: O Legado Logan é uma mini-série de sete edições que começará em outubro. Cada edição contará com uma equipe criativa diferente e conta uma história independente sobre um personagem diferente (X-23, Daken, Dentes de Sabre, Lady Letal e Mística) que se conecta com uma história maior. Há também mais duas histórias separadas: Morte de Wolverine: Deadpool & Capitão América # 1 e Morte de Wolverine: Vida Após Logan # 1 - que contam histórias independentes sobre personagens de luto e amarram as pontas soltas. Sem mencionar as revistas do X-Men que sofrerão com o impacto da morte do baixinho.

Por fim, em outubro será lançado a mini-série chamada Morte de Wolverine: O Programa Arma X. Esta série irá contar a história de um grupo de mutantes que escapam das garras da Arma X e lutam para permanecer livre. Por ser escrita por Charles Soule, esta pode ser a edição mais relevante e essencial do pós-morte de Wolverine.

Basicamente se você quer ler apenas a aventura final de Wolverine, leia A Morte de Wolverine # 1-4 e deixar por isso mesmo. O restante está mais preocupado em explorar o legado de Wolverine e preparar o palco para vários outros personagens que entram em 2015.

Fonte: IGN

Postar um comentário

0Comentários

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.

Postar um comentário (0)