quinta-feira, 24 de março de 2011

Aniversário de Houdini

Foi em 24 de Março de 1874 em Budapeste, na Hungria, que Houdini nasceu. Seu verdadeiro nome era Ehrich Weiss. Houdini dizia ter nascido na cidade de Appleton do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, mas na verdade sua família se mudou para lá quando ele tinha quatro anos de idade. Seu pai se chamava Samuel, e era um rabino. Sua mãe se chamava Cecilia, e seus irmãos se chamavam Theodore, Leopold, Nathan, William e Carrie. Como a família era pobre, todos os filhos começaram a trabalhar cedo para ajudar na renda, e a partir dos oito anos Ehrich começou a vender jornais e engraxar sapatos.

Cartaz original do show de Houdini
Ehrich se mudou para Nova York com sua família aos 13 anos, com esperanças de melhorar de vida. Seu pai viria a falecer cinco anos mais tarde, em 1892. Em Nova York, Ehrich trabalhou como mensageiro e em uma fábrica de gravatas. A cidade iria mudar a sua vida e introduzi-lo no mundo da magia.

Começou a realizar truques de mágica quando era adolescente, com a alcunha de Eric o Grande. Dois livros que ele leria na época viriam a ter uma grande influência em seu futuro. O primeiro se chamava Revelações de um Médium Espirita , e o outro, de maior importância teria sido As memórias de Robert-Houdin, a autobiografia de um dos mais conhecidos ilusionistas da época. Influenciado pelo livro, Ehrick mudou seu nome para Harry Houdini, com a esperança de ser um dia como seu novo mentor. Em suas primeiras apresentações, Houdini realizava truques com cartas e outros truques simples, se autodenominava O Rei das Cartas, porém nesse início de carreira não fez sucesso algum. Logo após se juntou com Jack Hayman, um de seus companheiros da fábrica, e juntos formaram Os Irmãos Houdini. Porém não muito depois o irmão verdadeiro de Houdini, Theodore, tomou o lugar de Jack na dupla. Suas primeiras performances foram feitas em parques, museus, e na Feira Internacional de Chicago, no ano de 1893.


Em 1894, quando se apresentava em Coney Island, Houdini conheceu uma dançarina que viria a ser sua futura esposa, Whilhelmina Beatrice Hanner, ou simplesmente Bess. Casaram-se somente duas semanas depois de terem se conhecido, e ela tomou o lugar do irmão de Houdini na dupla, e o show mudou seu nome para The Houdini´s, nome esse que viajaria por todo os Estados Unidos e por todo o mundo nos trinta e três anos seguintes.

Em 1898 Houdini criou o desafio que o tornaria uma lenda. Agora com a alcunha de O Rei das Algemas, Houdini escaparia de qualquer algemas ou amarras feitas pela platéia. O número se tornou tão conhecido que em pouco tempo Houdini ampliou o desafio, e escaparia de qualquer aparelho ou lugar. Começou a oferecer recompensas a qualquer um que conseguisse prendê-lo com sucesso. Houdini conseguia escapar de algemas, cordas, camisas-de-força, cadeias, prisões, aparelhos de tortura e até de uma sacola gigante de papel, sem rasgar nem danificar nada. Na maioria das vezes Houdini deixava que se examinasse o local ou objeto após um truque, e nunca havia indícios de como havia sido realizada tal façanha. Algum desses truques Houdini executava na frente de um grande número de pessoas, incluindo muitas vezes repórteres.


Martin Beck, um grande empresário de Vaudeville, impressionado com Houdini e suas miraculosas escapadas, contratou-o e anunciando-o como artista escapista ( escape artist), uma nova forma de entretenimento. Houdini então começou a se apresentar em grandes teatros pelo país, se tornando rapidamente conhecido e admirado por todo o país. Porém, Houdini ambicionava mais do que somente seu país, e aconselhado por um amigo, vai no ano de 1900, com 26 anos de idade, para a Europa. O Rei das Algemas virou rapidamente sensação em Londres e sua fama se espalhou por toda a Europa. Depois de Londres visitou uma dezena de outros países europeus, deixando perplexos os habitantes de onde quer que fosse e aumentando sua fama pelo mundo.


Cinco anos depois, Houdini retornou aos Estados Unidos, determinado a se tornar um astro ainda maior. Começou a apresentar seus números tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, dependendo de quem pagasse melhor. Em uma dessas idas e vindas ele comprou uma residência em na cidade de Nova York, na 113th Street, a qual se tornou seu lar pelo resto de sua vida. Com a fama, surgiu também a concorrência, e muitos outros artistas começaram a imitá-lo, aproveitando-se do grande sucesso de Houdini. Por causa desse fato, Houdini começou a inovar, criando truques e escapadas cada vez mais incríveis e perigosas. Foi ele o primeiro a executar truques clássicos como fugir da camisa-de-força ou fugir de uma caixa submersa lacrada. Em 1913, ele criou o lendário truque da máquina de tortura chinesa (Chinese Water Torture Cell). Houdini também foi um dos pioneiros na aviação.

Também em 1913 ocorreu o falecimento de sua mãe, fato que foi um grande choque para Houdini, que na época estava na Europa, e só soube do falecimento ao retornar aos Estados Unidos.

Em 1916 Houdini começou sua carreira cinematográfica. Isso deu a pessoas no mundo todo a chance de ver o grande mestre das fugas. Houdini participou de cinco grandes filmes mudos até o ano de 1923. Ele é o único mágico da história que estrelou em cinco filmes. Ele também escreveu muitos deles. Seus filmes incluíram "The Master Mystery", "The Grim Game", "Terror Island" e "The Man From Beyond". Houdini recebeu uma das primeiras estrelas na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições para a indústria cinematográfica. A estrela tem um lugar privilegiado em frente ao famoso Teatro Chinês.

Em 1918, no Hipódromo de Nova York, Houdini fez desaparecer o maior animal terrestre do mundo: o elefante. Outro truque seu que se tornou famoso foi escapar de correntes debaixo da água. Ao se libertar, geralmente se escondia embaixo das docas fazendo todos pensarem que daquela vez ele se afogaria. Houdini era dotado de grande força e agilidade, as quais o ajudavam na maioria de seus truques. Dedicava muitas horas de seu dia estudando, praticando e se condicionando fisicamente. Houdini costumava treinar ficar embaixo da água por até quatro minutos sem respirar. Muito criativo, seus truques estão hoje em dia expostos ao público no Houdini Museum, localizado na Pensylvania.

Ao contrário de muitos ilusionistas, Houdini nunca enganou seu público afirmando que possuía poderes mágicos. Sempre fez questão de deixar bem claro que tudo o que fazia eram truques, e nada mais. Por sempre ter sido contra fraudes, Houdini revelou e denunciou muito dos truques usados em jogos de azar e truques usados por falsos médiuns. Nunca acreditou no espiritismo, mas muitas vezes em sua vida fingiu acreditar para poder ter acesso às seitas, e assim poder desmascarar os truques envolvidos na cerimonia.
Durante sua carreira Houdini expôs trapaceiros e fraudes nas áreas de jogatina, espiritualismo e paranormalidade. Uma vez ofereceu uma recompensa de 10.000 dólares a qualquer um que poderia produzir uma "manifestação psíquica", que Houdini não conseguisse reproduzir por meios naturais.
Ele nunca acreditou em espiritualismo, mas freqüentemente fingia o contrário para ganhar acesso a sessões espíritas, etc... Durante o inicio de sua carreira ele tentou realizar um ato espiritual, mas achou isso de tão mal gosto que desistiu da idéia e passou o resto de sua vida desmascarando os que se utilizavam de tais recursos.

Houdini chegou a escrever vários livros e artigos durante sua vida. Eles incluíram "The Right Way To Do Wrong", um ensaio sobre trapaceiros, "A Magician Among The Spirits", um livro sobre fraudes psíquicas e "The Unmasking of Robert-Houdini", que até aqueles dias foi o maior livro na história da mágica.
Em 22 de Outubro de 1926 Houdini estava se apresentando em Montreal no Pincess Theather. Ele também apresentou uma palestra sobre expor o espiritualismo na McGill University. Em seu camarim, enquanto descansando em um sofá, recebeu a visita de um jovem atleta que perguntou se Houdini poderia de fato agüentar murros no estômago, como ele havia ouvido falar. Antes que Houdini pudesse se preparar retesando os músculos do estômago, o aluno começou a esmurrar o legendário mágico. Houdini não sabia, mas seu apêndice estava rompido. Ele fez mas alguns shows em Montreal e então se dirigiu para Detroit. Após sua primeira performance lá Houdini entrou em colapso e foi levado para o hospital. Ele não morreu tentando escapar de algum lugar como muitos acreditam. O grande "caça-fantasmas" morreu dia 31 de Outubro, em 1926, na noite de dia das bruxas de peritonite. Houdini amava seus companheiros mágicos, e promovia a mágica e a Society of American Magicians por todo o mundo. Houdini foi o presidente da Associação por dez anos até o dia de sua morte. Ele também deixou uma grande quantia de dinheiro para a Sociedade.


Ao final do século XX, o Grande-Ilusionismo voltou a estar no auge pela mão de diversos executantes, como Doug Henning primeiro, e depois por seu pupilo David Copperfield através de programas televisivos, espectáculos na Broadway, e digressões mundiais.
Houdini sempre clamou que todos seus truques e fugas era realizados por meios naturais, e que ele não possuía poderes supernaturais de nenhum tipo. Um de seus últimos truques era a fuga de um caixão após ter sido enterrado vivo, um ato que ele fez algumas vezes. E por quase 26 anos Houdini foi uma grande atração. Houdini não só mereceu seu lugar na história como também no dicionário.

Budapeste24 de Março de 1874 —Detroit31 de Outubro de 1926

Vídeos Originais dos Truques de Houdini:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.