sábado, 26 de março de 2011

Você não veio dos macacos

"Como é que é?"
Meu amigo humano, lhe apresento seu primo, o Chimpanzé.
Pois é, os seres humanos são parentes, não descendentes dos primatas atuais. Nós (humanos e  macacos), temos um ancestral em comum, que viveu no continente africano há cerca de milhões de anos.
Pensa comigo: Se somos a evolução do macaco, por que existem chimpanzés por aí? Boa pergunta... 
Segundo os evolucionistas, a macacada de hoje e os seres humanos, têm um ancestral em comum. Os estudos mais recentes, baseados em fósseis e análises de DNA, há cerca de 7 milhões de anos, morava na África um primata do qual descendem tanto o homem, quanto os chimpanzés e bonobos (Chimpanzés-pigmeus) atuais. Ou seja, os chimpanzés não são nossos... hãã... "pais", mas sim nossos "primos".
Esse nosso ancestral, lembraria um chimpanzé, seria coberto de pelos, e teria um cérebro pequeno. Mas, segundo alguns fósseis antigos da linhagem humana - como o Ardipithecus ramidus (êta nome Difícil!), de 4,4 milhões de anos - sugerem que ele talvez não tivesse outras características dos macacos atuais, como o hábito de andar apoiado nos nós dos dedos.

Ardipithecus ramidus
Bom, cada linhagem de primata tem sua própria história de evolução. De acordo com arqueólogos e antropólogos, foi só nos últimos 10 mil anos (pouquinho, vê só), com a criação da agricultura e o surgimento de grandes civilizações, que o homo sapiens mostrou-se mais bem sucedido que outras espécies. Se tá dando certo ou não é outra história certo?

Alô, Primo! Como é que tá?
Tem mais uma coisinha, mínima sabe, é só que você que tá lendo aí, é 99% chimpanzé sabe...
Os trabalhos de sequenciamento de DNA, feitos nas últimas décadas, onde os mapas dos genomas humano e dos nossos parentes chimpanzés, batem 99% iguais.

Esse 1%, é o sufuciente para explicar todas as diferenças, entre as duas espécies. Veja bem: a mudança de uma "letra" química de DNA, já altera drasticamente a produção das proteínas cuja receita está gravada no genoma. Por isso a razão de apenas 30% das proteínas humanas, serem idênticas às dos chimpanzés, embora as demais na média, sejam muito pouco diferentes das dos macacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.