Banana e Abacaxi podem virar plástico Super Resistente

Leonardo Fraga Teixeira
By -
0

  Em uma tentativa de desenvolver um jeito mais ecológico de reforçar plásticos automotivos, Cientistas da Universidade de São Paulo descobriram uma forma de transformar a fibra da casca de frutas como banana e abacaxi em um plástico bem resistente, composto de elementos 100% renováveis e biodegradáveis, e que pode substituir o uso do material derivado do petróleo. 

“O novo plástico é 30% mais leve e entre três e quatro vezes mais forte”, conta Alcides Leão, um dos cientistas envolvidos no projeto.
Em uma apresentação no encontro nacional da American Chemical Society, Leão disse que as fibras de celulose são quase tão duras quanto o Kevlar. As propriedades desses plásticos são incríveis, eles são leves, mas muito fortes: 30% mais leves e 3 ou 4 vezes mais fortes. Acreditamos que muitas partes de carros como o painel de instrumentos poderão ser feitos de nanofibras de frutas no futuro. Elas vão ajudar a reduzir o peso dos carros e aumentar a economia de combustível - disse o pesquisador ao Discovery News.  Para criar as fibras os cientistas puseram folhas e caules de abacaxis e outras plantas em um aparelho similar a uma panela de pressão. Compostos químicos foram adicionados e aquecidos em diversos ciclos, produzindo um pó fino que foi adicionado ao plástico comum, dando origem ao novo plástico.

 Os cientistas dizem que o processo é caro, mas é preciso apenas um quilo de nanocelulose, para produzir cem quilos do novo plástico.
De acordo com Leão, o carro ficará mais leve e o gasto com o combustível também será menor, já que o consumo de gasolina está ligado diretamente ao peso do carro. A descoberta poderá ser usada em dois anos. 

Postar um comentário

0Comentários

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.

Postar um comentário (0)