quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vozes do Haiti

Após o terremoto que abalou o Haiti em 12 de janeiro de 2010, comovido com a situação do país e cansado de assistir a situação pela mídia, o fotógrafo Jeremy Cowart foi a Porto Príncipe perguntar para a população o que realmente eles estavam sentindo, onde as perguntas foram respondidas através deste belo ensaio fotográfico.




"A terra pode tremer, mas o Haiti continua no meu coração."
Mathieu perdeu dois irmãos, mas ele ainda trabalha nas ruas na esperança de uma  Haiti melhor.




"O amor conquista tudo".
Ouvimos dizer que naquela noite havia um casamento acontecendo. Imediatamente começamos a dirigir até o local e finalmente o encontramos. A noiva e o noivo estavam saindo pela porta como se puxados. Explicamos o conceito e eles concordaram de imediato. Tão logo lhes foi perguntado o que eles tinham a dizer, escreveram "Love Conquers All" "O amor conquista tudo". Foi uma declaração impressionante para um tempo tão devastador de necessidade. Depois que a foto foi tirada, foram para sua "lua de mel", em uma cidade de tendas.




"Deus não abandona seus filhos."
O terremoto deixou mais de um milhão de pessoas desabrigadas. Nós encontramos essa mulher em uma das muitas cidades tenda improvisada onde as condições de vida são extremamente difíceis. "Não há pior sensação do mundo, como uma mãe, do que ser incapaz de cuidar de seu filho."




"O fato de eu ainda estar vivo não significa que eu sou melhor que os outros.
É apenas um dom de Deus. "
Esta mulher viu o colapso bem na frente dela, agora vive em uma cidade tenda no meio de centenas de milhares de outras pessoas, onde costumava ser um campo de golfe golfe.




"Ter minha perna decepada não é nada.
O que me preocupa é o governo do meu país. "
Este é um pensamento muito comum no Haiti. Quando eu estava lá, o governo estava completamente ausente. Mesmo policiais estavam longe de ser encontrados. Haitianos podem cuidar de ferimentos e sofrimento, mas eles ainda precisam de liderança.




"Para onde irei quando chove?"
A estação chuvosa é algo que provoca medo nos haitianos, mesmo no mais normal dos tempos. O terremoto destruiu mais de 250 mil casas e os sem-teto estão agora procurando entre os escombros qualquer pedaço de sucata para construir um novo lar.




"Precisamos de mudanças para a juventude."
No Haiti, mesmo antes do terremoto, poucas pessoas tinham acesso às escolas. Números oficiais dizem que 90% das escolas foram destruídas pelo terremoto ... fundamental, médio, todas as escolas, faculdades. Este jovem sabe que algo deve mudar para que sua vida e a vida de seus amigos fique melhor.




"Eu gostaria de poder voltar no tempo."
Nenhuma descrição é necessária.




"O quintal de 12 de janeiro."
Centenas de milhares de casas foram destruídas.




"Estamos com medo da chuva."
Quando você vê umas cem mil pessoas vivendo sob folhas e paus em montes feitos de terra, você pode imaginar por que eles estão com medo da chuva.




"Eu não sou melhor do que ela!"
Por 6 longos dias, Crhistian procurou nos escombros, a sua irmã mais velha. Encontrou-a pouco antes de eles desistirem, no dia 7, quando alguém estava prestes a jogá-la no lixo. Ele disse: "Ei, ela não é lixo, ela é minha irmã!" Ele a trouxe para casa naquele dia e enterrou em seu jardim da frente onde ele está sentado.




"Um paraíso que precisam de ajuda urgentemente!"
Há cerca de 13 mil soldados dos EUA no Haiti agora. É um trabalho duro para manter uma atitude positiva quando você está tentando ajudar multidões de milhares de pessoas com fome.


"Oh, as coisas que eu já vi!"




"Espero que isso nunca aconteça novamente. Muitas pessoas morreram. "
No meio de toda a destruição no centro de Port au Prince, nos deparamos com esse garoto lavando sua moto em uma poça de água. Lembro-me de um adulto chegando e dizendo: "Por que você está fotografando crianças? Eles não têm nada a dizer! "Este menino imediatamente escreveu isso quando lhe entreguei o marcador.





"Precisamos de engenheiros para a reconstrução."
Haiti precisa de ajuda. Eles precisam de um relacionamento de longo prazo com pessoas qualificadas, engenheiros, médicos, professores, líderes para ajudar a reconstruir e colocar o país nos trilhos.




"Que a sua alma descanse em paz."
Esse cara estava andando pelas ruas em estado de choque. O encontramos em pé na frente dos escombros da Catedral Port-Au-Prince. Ele havia perdido sua única filha e sua carteira de motorista foi a única posse dela que ele possuía. Esse momento foi extremamente pesado para a minha equipe. Lembro-me de meu assistente Julie apenas chorando depois que conversei com ele. Este é ainda outro momento e história que eu nunca vou esquecer.





"Com o equipamento certo podemos fazer maravilhas."
Por um minuto eu fiquei muito inspirado por ver tantos médicos e enfermeiros de todo o mundo trabalhando juntos. (Este homem era um médico francês). Então gostaria de lembrar da dureza da situação. Eles fazem  muito pouco devido à falta de suprimentos.






"Um monte de mãos tornam a carga mais leve. Vamos reconstruir o Haiti juntos. "




"Somos haitianos. Nós não vamos desistir. "
Este homem reinstalou sua barbearia nesta tenda onde algumas pessoas estão vivendo com ele agora.


"Dá-nos hoje, o nosso pão de cada dia."
Paramos para tirar uma foto dessa mulher que se aproximou de nós pedindo ajuda. Quando perguntei o que ela tinha a dizer, ela disse que a única coisa que ela quer é uma lata de leite para seus filhos. Em uma nota lateral, esta é uma das três cruzes que eu vi ainda de pé. Todas as três igrejas tinha sido completamente destruídas, mas as cruzes estavam intactas.

------------------------------------------------------------------
Para você que está reclamando do frio, fica a mensagem. Existem milhares de pessoas no mundo precisando de ajuda, então comece pelo mais perto de você, doe uma roupa que você não usa mais, um cobertor, algo que dê esperança para as pessoas conseguirem superar seus problemas. Os haitianos mesmo com todos os problemas, em meio a miséria e destruição, fazem de tudo para sobreviver, e nós com certeza temos condições de ajudar o próximo com muito mais facilidade.

Um comentário:

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.