terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pra que é que temos catarro, meleca e cera de ouvido?

Caraca, você que já tirou uma catota do nariz, nunca se perguntou, do que é feito a meleca? E aquela cera de ouvido? Pra quê? E o catarro nem se fala, coisa nojenta aqueles caras que vem escarrando, parecendo um monstro, RRRUUOOOORRRCCC PFTÚ! BLERRGHH, nojentão.

Por mais nojento que seja tudo isso, o catarro e a meleca, são uma mistura de proteínas e água com restos celulares. A cera, além de proteínas e água, possui ainda algumas enzimas, que detonam microorganismos invasores.

Vamos lá, analisar cada nojeira de nosso ser:

Meleca do nariz
A meleca e o catarro são produzidos por glândulas da mucosa do nariz. Mas a “caquinha” fica dura porque é ressecada pelo ar que entra quando respiramos. Cada meleca dentro do nariz serve como uma espécie de tela de proteção. Nelas ficam grudadas partículas de poluição e poeira que podem causar alergias, principalmente se você vive em uma cidade grande e poluída. Não precisa nem ser São Paulo, em Tubarão elas já são bem úteis.
Valdivia Melequento

Cera de ouvido


Estas nojeiras são vitais para o nosso organismo, e com a cera não é diferente. Se você fica limpando a cera toda vida, é melhor parar. Quem tem pouca e ainda fica tirando, tem mais chances de pegar infecções. O melhor é limpar só o que fica na orelha, pois a cera, produzida por glândulas no canal do ouvido, tem enzimas poderosas para atacar microorganismos invasores.

Catarro
Tem a mesma função da meleca, mas, em vez de sair pelo nariz, ele é impulsionado por pequenos pêlos das vias aéreas (os tais cílios, que na verdade é o famoso pelo do nariz), em direção à boca, para ser cuspido ou engolido. Quando há uma inflamação causada por vírus ou bactéria, a produção de catarro aumenta para eliminar os invasores que entraram ou tentam entrar no organismo. Por causa do ambiente úmido e quente, adorado pelas bactérias, esse catarro “contaminado”pode infeccionar e mudar de coloração, ganhando aquele nojento tom esverdeado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.