De 2008 a 2009, enquanto o PIB da Itália caiu 5%, o rendimento das máfias italianas cresceu 4%. O PCC pode ter arrecadado R$199 milhões com tráfico de drogas em 2010.
Cena de O Poderoso Chefão, com Marlon Brando |
Para conhecer um pouco mais dessas máfias que estão por aí, mais fortes do que nunca mandando no mundo, vamos começar falando das máfias italianas. Antigas, violentas, com códigos internos, juramentos, hierarquia e negócios milionários. Estes negócios de família, fazem parte de um intrincado mundo de organizações criminosas, que tem influência direta na economia mundial.
Algumas das famosas Máfias Italianas, nome, onde ficam e quantos membros:
Cosa Nostra – Sicília – 5.000 membros
Salvatore “Totó” Riina |
Entre seus negócios está a extorsão, prostituição, tráfico de drogas, armas e fraudes em licitações. Para entrar, é necessário um ritual, onde um dedo é espetado com alfinete, para derramar sangue na imagem de nossa Senhora de Pompeia. A figura é então queimada e o iniciante a segura em chamas, demonstrando resistência diante de 3 mafiosos, e fazendo o juramento de fidelidade: “Que minha carne queime como esta santa se eu falhar em manter meu juramento”.
Para conseguir seus objetivos, a Cosa Nostra executa juízes, políticos ou seus próprios membros, além de fazer atentados a bomba.
Nossa Senhora da Pompéia. Padroeira dos mafiosos? |
Retratos de camorristi procurados pela polícia, 1906 |
O Poderoso Chefão mais influente da Camorra foi Francesco Schiavone, influente a partir dos anos 90. Fez fortuna com os esquemas ilegais na construção civil.
A rede criminosa controla o Porto de Nápoles, um dos mais movimentados da Europa, e atua em importação ilegal de carne, tráfico de drogas, pirataria, produção de cimento, proteção de estabelecimentos e descarte de lixo tóxico sem tratamento. Algum lixo que chegou no Porto de Imbituba ou Itajaí, deve ter sido mandado por eles.
Para entrar, o novato também precisa espetar o dedo, derramar gotas de sangue na imagem de Nossa Senhora de Pompeia, e só depois de todos a terem beijado que o novato pode comemorar sua entrada oficial.
De 1979 a 2009, matou 3.600 pessoas – traidores, seus parentes e gente minimamente ligadas a eles, como a adolescente Gelsomina Verde, seqüestrada, torturada e queimada em seu carro só porque saía com um camorrista jurado de morte.
‘Ndrangheta – Calábria – 6.000 membros
Em 2010, a polícia italiana prendeu 300 membros da mais poderosa máfia italiana. Entre eles estava o chefão octagenário Domenico Oppedisano, que subiu ao topo da rede calabresa em 2009 com uma cerimônia realizada em um santuário dedicado à Virgem Maria.
Seu negócio mais rentável é o tráfico de drogas, principalmente cocaína. Chegando a faturar 44 bilhões de Euros. Também faz fraudes em obras públicas, usura, extorsão e tráfico de armas.
Para entrar tem aquele ritual todo da santa, só que aqui, o iniciante recebe um corte na mão para que os mafiosos presentes chupem seu sangue. No primeiro semestre de 2010, comandaram cerca de 500 casos de ataques seguidos de incêndio. Não hesitam em matar políticos e juízes.
Operação para prender 30 mafiosos da ‘Ndrangheta |
Mafias no Mundo:
Máfia Americana – EUA – 3.000 MEBROS (80% NA CIDADE DE Nova York)
Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Luchese formam as 5 famílias da máfia ítalo-americana, conhecida como Cosa Nostra – equivalente a siciliana. Os americanos aprenderam os truques da organização mafiosa com os mestres, italianos que chegaram ao país no final do século 19 e início do século 20. A gangue Five Points foi a mãe dos principais gângsteres modernos, como Bugsy Siegel e Lucky Luciano.
Murder Inc. (Assassinato S.A.) Só carcamano |
Ganharam fama e riqueza contrabandeando bebida alcoólica na primeira metade do século 20, com a Lei Seca dos anos 20. Com o fim da lei, em 1933, partiram para o jogo ilegal e outras áreas tradicionais: cafetinagem, tráfico de drogas, extorsão, agiotagem, fraude fiscal...
O ritual de entrada é a mesma história com a coitada da Santa.
Entre os anos 20 e 40, a concorrência era tão grande que o Sindicato do Crime – como a agremiação das principais gangues era chamada pela imprensa – criou a Murder, Inc. (“Assassinato S.A.”), espécie de “polícia” do crime que matava quem incomodasse os chefes.
Al Capone, o Gângster mais famoso
Nascido em nova York em família italiana, dominou Chicago durante a Lei Seca, comandando o contrabando de bebidas e jogo ilegal, prostituição, roubos e subornos. Virou inimigo número 1 dos EUA depois do massacre do Dia de São Valentim, em 1929, em Chicago, quando 7 pessoas foram metralhadas. O crime teria sido planejado por Scarface (seu apelido, por causa de uma cicatriz no rosto), na tentantiva de acabar com a gangue rival de George “Bugs” Moran.
Foi preso em 1931, por sonegação fiscal, "já sabem do teu furo nego, no imposto de renda". Salve Raul.
Morreu em 1947, do coração, e com distúrbios mentais decorrentes de sífilis.
Tríades Chinesas |
A mais poderosa Tríade é a Sun Yee On, com 40 mil membros, suspeita de ter ligações com o Partido Comunista Chinês. As sociedades secretas já existiam na China, mas foi no século 18, durante a dinastia Qing, que a poderosa sociedade Tiandihui (“Céu e Terra”), fundada por um monge em 1787, tornou-se a primeira Tríade da história.
Agiotagem, lavagem de dinheiro, extorsão, esquemas de proteção, prostituição, pirataria e tráfico de drogas, de imigrantes ilegais e de meninas. Para entrar, não precisa furar o dedo, nem tem santa, aqui, normalmente é sacrificado uma galinha e seu sangue é bebido pelo calouro em uma taça. A taça é quebrada e o iniciante lê 36 juramentos.
Em 2010, 2.037 crimes foram relacionados à máfia chinesa, maior que a taxa restante de criminalidade de Hong Kong, que ficou em 1.076 registros.
Máfia Russa |
A irmandade Solntsevskaya, liderada por Sergei Mikhailov, é o maior núcleo da máfia russa. Outro empresário do crime é Semion Mogilevich, um dos 10 mais procurados do FBI. É economista e conhecido como Brainy Don (“Dom Inteligente”).
As máfias de hoje surgiram com o fim da URSS, fortalecidas por ex-membros da KGB e das Forças Armadas. Chegaram a ter 40% da economia russa no fim dos anos 90.
A máfia russa cobra o krysga (telhado) de empresas para a proteção contra outros grupos. E também trabalha com: seqüestro, prostituição, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e armas.
Eles tem o ritual de iniciação mais simples. O novato é recomendado por dois mafiosos para submeter-se à skhodka (iniciação), quando recebe um novo apelido que marcará sua nova vida.
O inicío é mole, mas é uma das máfias mais cruéis do mundo. O auge da violência aconteceu na década de 1990, quando guerras entre rivais deixaram milhares de mortos – em 1993, a Solntsevskaya matou 1.400 só em Moscou. Ultimamente tem feito menos vítimas.
Yakuza |
Com central em Osaka, se expandindo para Tóquio, a Yamaguchi-gumi tem 40 mil membros. Sua rival, Sumiyoshi-rengo, de Kobe, vem em 2º lugar, com cerca de 10 mil.
Provavelmente descende dos kabuki-mono, gângsterers que assustavam povoados no Japão do século 17. Já os mafiosos preferem se dizer a versão oriental de Robin Hood – seus antepassados seriam samurais que defendiam as indefesas vilas dos saqueadores.
Acionistas conhecidos como sokaiyas são os responsáveis pela extorsão de empresas. Jogos de azar, agiotagem, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, rotas de sexo e prostituição são outras atividades. No total, movimentam 242 milhões de dólares por ano.
Para entrar, o novato bebe um gole de um copo de sakê e o líder do clã bebe de outro. Os copos são trocados para selar a fidelidade do kobun (protegido) ao oyabun (padrinho).
A grande diferença entre a Yakuza e outras máfias mundo afora, é que eles não fazem questão de se esconder da sociedade. Os membros são facilmente reconhecíveis nas ruas japonesas (usam óculos escuros e ternos chamativos) e seus estabelecimentos são devidamente identificados na porta da frente com o nome do grupo ou o seu brasão. As tatuagens no corpo todo servem para demonstrar submissão e resistência à dor. Se um membro dá uma mancada, perde um dedo, que é entregue ao oyabun.
Fonte: Especial Super Interessante Vilões
Wikipedia
Imagens Google
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.