terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cães e Gatos Tem Preguiça Não

Muitas são as pessoas que preferem cães a gatos, eu sou um deles,  e também muita gente prefere gatos do que cães. Esse final de semana tinha cinco gatos rondando lá em casa, e dentro de um ranchinho lá nos fundos do quintal, tinha uma caixa com uma ninhada, com uns seis gatinhos. Tá tomada! Sorte que minha tia levou um cãozinho lá pra casa, o Conan, que daqui a um tempo pode vir a ser um Bárbaro, e espantar  essa “gatarada”.

Mas tem umas coisas que eu não sabia sobre os gatos. Sabia que a memória dos gatos dura 16 horas? A duração da memória do cão é de apenas 20 minutos. Famílias tem 204 milhões de gatos contra 173 milhões de cachorros nos 10 países que mais gostam de bichos de estimação. Os gatos produzem 100 sons diferentes acredita? Não é só “mióóouurrr” “miau” e aquele rosnar quando estão com preguiça (quase sempre). Os cachorros só sabem 30 diferentes sons? Então já sabe, quando for contratar um DJ, contrate um gato.

Pesquisadores da Universidade de Sussex, Reino Unido, descobriram que os gatos miam de um jeito diferente quando querem algo de seus donos. O som tem freqüência aproximada à do choro de bebês humanos.

Ah, mas os cachorros não são tão burros assim. Eles conseguem contar! Até 5 é verdade, mas sabem. E, mais impressionante, sabem ver quando uma conta simples está errada. Mas pra quê um cachorro ia contar, você pergunta. Simples: 1 osso + 1 osso = 2 ossos! Se fosse 3 ossos, ele saberia que estaria errado. É um gênio! 

Os cães podem aprender 165 palavras e tem habilidade mental de uma criança de 2,5 anos. Que se for considerar hoje em dia, sabem mais coisas que um adulto (essas crianças de hoje vem com um outro chip).

Tem mais a pulga. A dos cães saltam mais que as do gato, uma média de 15,5 centímetros de altura contra 13,5 centímetros das dos gatos. Há! Perdeu Frajola! Essa pesquisa é importante sabia? Com ela a Escola Nacional de Veterinária de Toulose, na França, recebeu o prêmio Nobel de Biologia em 2008. 

As raças mais inteligentes dos cães são respectivamente: Border Collie, Poodle e Pastor Alemão. E os mais tansos são os Buldogues, Basenji e Galgo afegão. Pesquisadores de Viena concluíram que humanos e gatos, podem ter uma ligação tão profunda quanto entre humanos e seus bebês. Os gatos são danados hein. Mas os cães são parceiros. Mas os gatos também... Ah! Os dois são demais! São companhias ótimas, nos dão um amor incondicional, às vezes mais que as pessoas. 

A tecnologia com cães e gatos

Uma marca de brinquedo japonesa, a Takara Tomy, criou o BowLingual. Um tradutor de latidos. É uma coleira com um receptor parecido com um celular, supostamente capaz de traduzir latidos. Em sua primeira versão, de 2002, o treco determinava as emoções que o au-au estava sentindo: feliz, triste, frustrado ou defensivo.
Já vendeu 300 mil de unidades no Japão. Uma nova versão, para iPhone, traduz o estado de espírito do cão e converte em frases. “Estou com fome”ou “Vamos brincar”. 
Demais né. Melhor ainda é o cão da Kelly, na série Misfits. Ela ganha o poder de ler mentes, e consegue ler a do seu cachorro. Cê nem imagina o que esse bicho pensa dos humanos...


A CIA, durante a Guerra Fria, inventou o Acoustic Kitty. Uma incrível ferramenta de espionagem. Em 1960, os soviéticos usavam gatos para combater ratos. Então, os americanos instalaram microfones dentro de gatinhos, para soltá-los em lugares públicos de Moscou. O protótipo levou 5 anos para ficar pronto para testes. Na primeira vez que soltaram um gato desses nas ruas de Washington o felino foi atropelado, nenhuma das outras cobaias sobreviveu à cirurgia de implante e o projeto acabou em 1967. 

Às vezes fico abismado com os humanos. Depois disso tudo que aprendi sobre os gatos, quem sabe posso ensinar o Conan a ser amigo deles...


Opa, opa! Ninjitsu!!


Esse aqui é o Johnny Quest,
mas tem o estilo de vida do Snoopy



Todos os cãezinhos que apareceram nesta matéria e muitos outros, foram recolhidos das ruas pelo Projeto “Proteger é o Bicho” em Itapirubá. E estão para adoção. Para adotar, basta entrar em contato com Darlene Oliveira, pelo telefone (48) 8823-9535


E os Gif's de gato... tá loko, Quem não gosta? Esse aí do lado por exemplo, eu posso ficar vendo ele o dia todo. É demais. Tem tantos na Internet, mas isso merece um outro post.











Comente, Curta nossa Página no Facebook: Tem Preguiça Não
Nos siga no Twitter: @tempreguicanao

Fonte: Guia Super Interessante Ciência Maluca
Imagens dos cães: Darlene Oliveira
Imagens dos gatos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.