quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Gibi da Turma da Mônica conscientiza sobre prevenção a queimaduras

Gibi-Prevenindo-Queimaduras

As crianças que passarem pelo ambulatório de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, a partir desta semana, sairão de lá com um gibi da Turma da Mônica. Mas não é uma revistinha da tradicional coleção assinada por Mauricio de Sousa. As quatro histórias protagonizadas pela Mônica e sua turma são focadas na prevenção de queimaduras.

Cinquenta mil exemplares do gibi foram impressos, numa parceria entre o Hospital Infantil Joana de Gusmão, a Sociedade Brasileira de Queimaduras e Mauricio de Sousa Produções, que apoiaram o projeto, e a Unicred, que patrocinou a impressão das revistas. No Hospital Infantil, esta semana começaram a ser distribuídas 25 mil revistas. As outras 25 mil unidades serão entregues em todo o Estado.

Maurício Pereima, chefe da unidade de queimados do Hospital Infantil e diretor da Sociedade Brasileira de Queimaduras, atende cotidianamente casos de queimadura entre as crianças e assegura: “quase todas são queimaduras preveníveis”. Por isso a ideia de conscientizar por meio de histórias da Turma da Mônica.

Hospital Infantil atende todos os anos cerca de 200 crianças com queimaduras graves

“A revista é lúdica, ajuda as crianças a entenderem os efeitos das queimaduras”, avalia Pereima, ao explicar que, estatisticamente, crianças com menos de seis anos sofrem acidentes com líquidos aquecidos. As que têm mais de seis anos comumente se machucam com líquidos inflamáveis. É nesses pontos que o cartunista Mauricio de Sousa foca nas histórias: acidente envolvendo o fogão doméstico, tomadas, fogueira e velas.

No Hospital Infantil Joana de Gusmão, são atendidos, por ano, entre 150 e 200 casos de queimaduras graves. No ambulatório, todos os meses são recebidas, em média, 50 crianças em tratamento de queimaduras.  A distribuição do gibi é gratuita. A Mauricio de Sousa Produções detém os direitos autorais da obra, mas não cobrou pela produção das histórias em quadrinhos. Assim, entidades que quiserem distribuir o gibi podem fazê-lo custeando a impressão, no valor de R$ 1 a unidade.

file_55_34

Um comentário:

  1. Preciso de um gibi desse para trabalhar com meus alunos de 4 anos. Vc não consegue me enviar em Pdf um dele por favor para eu imprimir?

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.