quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Análise – NHL 15: É BOM MAS não convence

NHL15

Eu gosto muito da NHL, principalmente porque joguei muito NHL 94. Ano passado, quando o NHL 14 anunciou que vinha com um modo aniversário, que fazia uma homenagem ao NHL 94 não pensei duas vezes antes de comprar o game para Xbox 360. Sem arrependimentos, passei meses no modo carreira, fazendo o meu jogador começar nas divisões de base, depois ser draftado, ganhar a Memorial Cup, Stanley Cup e finalmente ser o melhor da Liga. A jogabilidade era incrível e empolgante, fazendo eu gostar ainda mais da própria NHL, entendendo os jogos, o funcionamento da Liga e a carreira dos jogadores e GM.

Com o anúncio do NHL 15 para a nova geração, a cabeça explodiu, mostrando gráficos incríveis como a roupa dos jogadores se mexendo livremente e também a torcida viva, reagindo às jogadas, com placas com mensagens aos jogadores no banco, algo que nunca se viu em nenhum jogo de esporte antes. Mas nem tudo são flores. E depois de ver o que o NHL 15 traz, os gráficos são a única coisa que você realmente vai gostar.

Game completo Oilers vs. Penguins:

Pra começar, algumas características de modos de jogo desapareceram da franquia, além de algumas características de jogabilidade estarem muito reduzidas, com muito menos opções do que no jogo anterior. A ação sobre o gelo ainda é bastante impressionante e está tudo muito bem enfeitado e o hóquei está bem refinado, com novos e impressionantes recursos visuais e de som.

Quando os representantes da EA dizem que irão começar a franquia do zero, acredite. Apenas os aspectos essenciais do jogo foram mantidos. Você pode jogar jogos individuais tanto solo e off-line, com os times da NHL e praticamente todos os outros grandes ligas de hóquei do planeta. Dentre os modos que retornam estão: EA Sports Hockey League Online? Está lá. Jogar com seu time online?Ok. Modo temporada? Ok. Torneios e lutas pela Stanley Cup? Ok. Modo GM? Está lá. Ser uma Lenda? Ok. Viver a Vida? Está lá. Winter Classic? Ok. Capacidade de criar equipes e editar jogadores individuais? Ok e ok.

Modo GM da vergonha

276225-NHL

O Modo ser um GM permite percorrer até 25 temporadas no comando do seu clube favorito da NHL, que funciona um pouco como um modo de temporada padrão, onde você pode também jogar alguns jogos. O Hockey Ultimate Team retorna em NHL 15, mas eu acho muito complexo para se desfrutar plenamente, mas é legal fazer a coleção.

Como mencionado antes, algumas coisas foram diminuídas. No modo Seja um GM, você pode escolher apenas times da NHL. Toda a AHL, e outras Ligas Menores, além das equipes estrangeiras foram removidas desse modo. O nível de controle do GM também foi diminuído. Ao final da temporada o game lhe dá um monte de novas perspectivas aleatórias. Não há também jogos de pré-temporada. Enfim, o modo GM está muito reduzido, não valendo a pena jogá-lo.

Modo Be a Pro desanima

nhl-15-ea-e3

O modo carreira, ou o Be a Pro (o meu preferido) está quase impossível de se jogar agora. Como no modo GM, as Ligas menores foram excluídas desse modo também. Assim você não tem como criar seu jogador nas ligas menores, evoluí-lo para ele chegar um monstro chutando bundas na NHL. Agora, após criar o seu jogador, você escolhe o seu clube favorito da NHL, ou pode deixar o jogo colocá-lo em algum time aleatoriamente.

O feedback do treinador a cada partida também foi retirado, tirando ainda mais a experiência de estar realmente fazendo uma carreira no hóquei. Imagine, sem um treinador para elogiar ou repreender, tudo o que se faz no game parece falso e inútil.

Agora vem a parte mais chata. Agora quando você está sentado no banco, não é mais permitido pular até o seu próximo turno. É preciso esperar, assistir o jogo do banco, até ser chamado novamente.

A área de personalização é outra piada de mau gosto da EA. Uma novidade é que você pode escolher ser homem ou mulher, isso é bacana pois nenhum outro game permite, porém você escolhe uma face pré definida e não pode alterar mais nada dela. As habilidades para criar jogos e personalizar estratégias da equipe também sumiram. O modo de treinamento está limitado a um treino um contra um, com um goleiro.

Vídeo mostrando criação de jogador na Nova Geração:

Vamos ver se no gelo o jogo se salva.

NHL 15 continua sendo um jogo muito bom de hóquei, com colegas e oponentes inteligentes no gelo. Mas está muito parecido com o jogo anterior, com algumas melhorias devido à renovação da IA (Inteligência Artificial). Os defensores são mais espertos. Eles se aproximam mais de seus oponentes (às vezes até demais) e se adaptam se o jogador ficar muito previsível. As equipes estão jogando mais parecidas com as equipes da vida real. O Minnesota Wild por exemplo, usa a mesma estratégia, confiando em contra-ataques para ganhar as partidas.

NHL-15-Ehrhoff

É quase possível sentir a lâmina cortando o gelo, devido ao realismo que a versão para a nova geração oferece. O disco está mais autêntico também. Na nova geração, o visual e som tem realmente suas vantagens. Os gráficos são notáveis quando se trata do rosto dos jogadores, se aproximando do foto realismo. Até expressões faciais específicas, como sorrisos e caretas acontecem, quando o jogador reage no gelo.

As arenas e a torcida foram totalmente refeitas. Rinks foram modelados idênticos aos reais e as arquibancadas contam com milhares de indivíduos com diferentes características faciais, camisas, e assim por diante. Os jogadores foram divididos em camadas diferentes para o corpo, equipamento e vestuário. Uma nova tecnologia faz o pano dos uniformes sempre tremularem, fazendo com que as jerseys se pareçam com a capa do Superman. E tudo é um pouco brilhante demais.

nhl-15-td-garden

Os efeitos sonoros da Arena são poderosos. Os ruídos do gelo, comemorações e principalmente a torcida é bem tagarela. Eles reagem com aplausos e vaias para boas e más jogadas. Você pode receber vaias até mesmo de sua própria torcida se não fizer uma boa jogada. A trilha sonora do game está cheia de Rock Genérico nos menus. Já se foi o tempo de The Black Keys e Judas Priest.

Nos consoles da nova geração, os jogos são praticamente uma transmissão da NBC, apresentadas por Doc Emrick e Eddie Olczyk, com Ray Ferraro próximo aos bancos. Os comentários são muito bons, com um enorme número de observações específicas sobre os jogadores.

Nos consoles da antiga geração, o jogo é muito idêntico ao anterior, tirando claro, as funcionalidades de modos de jogo mencionadas anteriormente.

Comparação entre as gerações:

NHL 15 tem um bom jogo no gelo, mas no geral não é convincente e parece inacabado em alguns momentos. Muito trabalho é necessário ao longo dos próximos meses para ser feito um jogo promissor com todas as características do jogo que os fãs da série querem e merecem.

1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.