Chewbaca: O Peludo |
Os pelos são uma coisa curiosa no nosso corpo. Porque estes danados crescem? E pior, em cada lugar que incomoda à béça ainda. O pelo humano demora de dois a três meses para atingir seu comprimento máximo, os cabelos vão de dois a seis anos.
Nos lábios, palma das mãos e sola dos pés, são os únicos lugares que não nascem pelos, o motivo é simples: durante nossa formação, ainda no útero, essas partes não desenvolvem, por baixo da pele, as estruturas necessárias para a formação de pelos.
Já parou pra pensar porque alguns fios nascem de cor diferente? É por causa da melanina que os colore. Quando há mais concentração de eumelanina, o cabelo fica mais escuro e em cabelos claros ou ruivos, há uma predominância de feomelanina, um pigmento mais avermelhado. Tanto a “eu” quanto a “feo” compõem a melanina. Albinos e idosos, tem ausência total dela, deixando os fios brancos.
Temos dois tipos de pelo. Os pelos velos são aqueles fios curtos e finos, que repousam discretos em locais como a testa e, no caso das mulheres, colo, rosto e abdômen. Os pelos terminais são os mais graúdos, que revestem as pernas, braços, virilhas, e axilas. Os cabelos estão nessa última categoria.
Os hormônios são fundamentais para distinguir os pelos das mulheres e dos homens, principalmente os lugares que nascem. Uma mulher com cabelo no peito, ou barba, é melhor desconfiar. Isso é culpa dos hormônios androgênicos, como a testosterona que são produzidos em maior quantidade nos homens.
O lugar onde o fio sai do corpo, chama-se folículo piloso. Quando o formato dele é cilíndrico, o pelo sai liso, quando achatado, o pelo fica enrolado, muito achatado o pelo sai crespo. Cada pessoa tem cerca de cinco milhões de pelos no corpo. A cabeça é a que tem maior concentração de pelos, onde cresce cerca de um milhão de fios. Quando a pessoa é muito cabeluda, é porque de um folículo pode sair até quatro fios.
E ainda existem os pelados, como o Dep. Esperidião Amin, que sofre da doença chamada alopecia, que causa perda total ou parcial dos pelos. Essa doença surge por causas emocionais ou traumas físicos, como queimaduras.
Ufa! Agora sim todas as dúvidas sobre os pelos, cabelos, cabeleiras e cabeludos foram esclarecidas.
Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.