sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A nobre arte da Esgrima

Touché!

Touché galera do Tem Preguiça Não, hoje vamos conhecer um pouquinho sobre um esporte e uma arte que é irada demais, a Esgrima! Pra quem não sabe, a esgrima é uma técnica de combate onde quem compete, o esgrimista, utiliza espadas como o Florete e o Sabre para a disputa, lembra dos três mosqueteiros?

Tentar se esquivar e acertar o oponente ao mesmo tempo...Tenso!
Bom, como tudo o que é antigo existem muitos relatos de onde e como surgiu, um deles é de que já no século XVI se praticava essa arte na Europa. Em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima já encontrava-se como modalidade esportiva. Aqui no Brasil, foi no período Imperial que o esporte iniciou a ser praticado e no comecinho do século XX os militares do Rio de Janeiro praticavam esgrima em treinamentos. 


 

Esgrima nas Olimpíadas
Bom, o objetivo da esgrima na antiguidade como combate não precisa nem dizer né? Claro que era Pklizar o seu oponente, como esporte, o objetivo é tocar o adversário com a lâmina da espada enquanto se desvia dos ataques do oponente. Como os movimentos são muito rápidos e a técnica de luta é muito precisa, antigamente era difícil analisar um touché, ou toque, e muitas vezes quando em lutas de verdade, era comum o esgrimista receber um corte sem se dar conta do ferimento. Atualmente, utiliza-se o que chama de esgrima eletrônica. Sensores na roupa do atleta e nas armas sinalizam quando existe o contato, deixando mais fácil para o juiz e o público perceberem o golpe.


Equipamento de Esgrima Eletrônica
No esporte, utilizam-se três tipos de armas: Espada, Florete e Sabre. Tanto a Espada quanto o Florete medem 1,10m. Quando usa a espada, qualquer parte do corpo pode ser tocada, mas utilizando apenas a ponta. Com o Florete também só pode-se atacar utilizando a ponta da arma, porém, o esgrimista ganha pontos somente quando toca a região do tronco ou a cabeça. O Sabre é um pouco menor, medindo até 1,05m e o combatente pode utilizá-lo para atingir tanto com a ponta quanto com a lâmina toda a região acima da cintura, ou seja, nada de crocodilagem para decepar as pernas do adversário.

As roupas que os esgrimistas utilizam são especiais para o combate para evitar ferimentos. Usa-se uma máscara metálica, luvas e colete protetor para os homens e as mulheres ainda utilizam protetores para os seios. Todo esse equipamento é de uso obrigatório.

O local onde se pratica o combate é chamado de Pista que possui entre 1,5m a 2m de largura e 14m de extensão, nada de ficar girando, não é ballet, briga frente a frente sem fugir para os lados. A Pista é dividida por uma linha em dois lados iguais e contém áreas no fundo de cada lado onde o esgrimista que é atacado não pode entrar, aí não foge do combate. 


Touché like a boss ein?
As competições mais importantes da modalidade acontecem durante as Olimpíadas, além do Campeonato Mundial, realizado em todos os anos menos no anos das disputas olímpicas.

Quem pratica essa nobre arte de combate desenvolve muitos benefícios, como aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais, melhoria da resistência muscular, agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões, coordenação motora e poder de concentração. Ou seja, Esgrima é pra quem Tem Preguiça Não!


Bom por enquanto é só, não se esqueçam de seguir o nosso Twitter @tempreguicanao, deixar seu comentário e compartilhar no Facebook! Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.