quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Smartphones e Aplicativos

Vivemos em uma era de mobilidade. Se você reparar nas ruas, milhares de pessoas falam ao celular e outras milhares o utilizam para outros fins. Sim, chegamos a era dos smartphones! Alguns anos atrás pesquisas nos EUA já apontavam que em volume de dados, as mensagens de texto, já superavam as ligações telefônicas.

Hoje em dia, se você possui um ou conhece alguém que possui esses aparelhos, já deve ter percebido que as pessoas utilizam ele pra tudo e quase nunca pra fazer ligações. As vantagens de um "aparelho inteligente" frente ao comum são inúmeras. Você nunca mais irá encarar uma fila do mesmo jeito.

Voce terá opções de jogos ou inúmeros aplicativos para passar o tempo ou simplesmente ganhar tempo. Existem editores de texto, visualizadores e se você tem um pacote de dados pode enviar emails, ler sites e assim por diante, sem falar dos players de música.


Dentre uma infinidade de aparelhos que existem no mercado são quatro os sistemas operacionais móveis que se destacam mundialmente: 

Temos o iOS (Apple) utilizados na linha iPhone; o Android (Samsung, Motorola, LG, HTC, Sony Ericsson e etc), o RIM - linha BlackBerry e a linha Nokia que até então utilizava um sistema proprio chamado Symbiam e agora se aliou a grande Microsoft e passará a contar o Windows (8) em seus aparelhos.

Não vamos aqui entrar no merito do melhor ou pior sistema operacional, pois ninguém aqui do blog é técnico no assunto. No quesito número de bons aplicativos (apps) o destaque vai para as duas plataformas com mais vendagens que são o Android e o iOS. As duas grande Apple e Google disputando a tapa nosso bolso. A cada semestre são lançados inúmeros aparelhos e estes só não andam sozinhos (ainda!).

App Store
Bem, esse post nasceu de uma comparação entre as Markets (lojas virtuais de aplicativos) a App
Store e a Android Market. Nelas voce encontra uma variada gama de softwares para seu dispositivo móvel. A grande diferença entre as duas é simplesmente o seu bolso. Na App Store você encontra apps mais bem acabados, como qualquer coisa que se desenvolve para iOS, uma vez que só telefones desse fabricante utilizam essa plataforma e fica bem mais fácil programar para algo exclusivo.

Android Market

O pequeno problema é custo, tanto dos aparelhos, quanto dos apps, que em sua grande maioria são cobrados. Ai mora toda a discussão quanto ao "brasileiro" não está preparado para pagar por serviços e patentes no meio digital, e que "gostamos" de tudo que é bom e de preferencia de graça. E o contraponto da App Store é a Andoid Market que tem em sua grande, e bota grande mesmo, maioria de seus apps DE GRAÇA! Nesse aspecto os críticos de plantão, chamam a atenção com relação ao acabamento, gráficos e por ai vai.

Como disse a cima, o android é uma plataforma para inúmeras empresas e dispositivos com configurações das mais distintas, o que dificulta um pouco os detalhes. Eu sou usuário Android e sou só elogios a plataforma. Entendo as criticas, mas não dou bola. Pois aquilo que me interessa no smartphone, o sistema faz muito bem obrigado.

Enfim, agora que você já conhece de uma maneira simplificada esses sistemas operacionais moveis e suas lojas, tenho uma noticia sobre a Android Market. a loja está comemorando os 10 BILHÕES de downloads com uma promoção que durou 10 dias (e acaba hoje dia 15/12).

São 100 aplicativos PAGOS, porém a preço de banana. Sim, são 100 apps disponíveis na loja por R$0,18 cada. Pra fazer o download você faz um cadastro rapidinho e precisa de um cartão de credito internacional.
Eu comprei Need for Speed Shift (gamer é triste), Endomondo Sports Pro (porque sou um nerd quase atleta, rs) e Camera ZOOM Fx (bater fotos como ninguém). Então, antes que a promoção acabe, corre lá, baixa seu game ou seu app preferido e depois conta aqui pra nós o que achou.

---------------------------------------------------------------------

Curta nossa página: Tem Preguiça Não!
Siga-nos: @tempreguicanao
Comente!
Tenha Preguiça Não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.