quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tudo sobre A Lenda de Zelda

Com 25 anos de existência, este clássico dos clássicos cada vez que se renova, consegue mais uma legião de fãs. The Legend of Zelda, em português "A Lenda de Zelda", é uma série de jogos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, um mundo de fantasia e a jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG.

A série tem muitas tramas complexas, quebra-cabeças e ação. O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão é da mesma linha das outras criações de Miyamoto: Salvar a princesa. Só que aqui, Link tem que além de salvar a princesa, salvar o reino de Hyrule e proteger a Triforce, um símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, ou destruí-lo se cair em mãos erradas.
Shigeru Miyamoto

Miyamoto se inspirou nas suas andanças quando criança em Kyoto, para criar o tema de Zelda. Ele explorava cavernas e florestas. Além de se basear em mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, cujo nome era Zelda Sayre. Miyamoto gostou da sonoridade do nome.

Muita gente pessa que Ocarina Of Time foi o primeiro jogo da série, lançado no Nintendo 64, mas não é não. Ocarina é o quinto jogo da série. The Legend of Zelda do NES é conhecido como z1 ou LoZ (abreviação). Foi um dos jogos que marcaram época na era 8 bits.
Apesar dos gráficos simples, LoZ atraia a sua atenção por vários motivos. Zelda foi o primeiro jogo da história a possuir uma bateria interna para saves, por isso foi um jogo revoucionário na época, já que permitia a continuação de um jogo anterior a qualquer hora em um vasto mundo cheio de mistérios, cavernas e itens. Na época, a maioria dos jogos eram de ação ou de tiro e Zelda foi o primeiro jogo de RPG a sair do japão.

E tem mais. O jogo foi lançado em um cartucho dourado, algo totalmente novo na época, já que todos os cartuchos eram cinzas. Além da fita, Zelda vinha com um pequeno "guia de ajuda", uma novidade na época. Ele era um mini-poster que incuía um mapa parcial do mundo principal, algumas dicas, descrição de monstros e o mapa dos seis primeiros dungeons (levels) que as pessoas usavam como posters e pregavam na parede para se localizar quando se perdiam. A Nintendo havia proibido na época, que revistas publicassem dicas e detonados por um determinado tempo, tornando o jogo único e extremamente difícil.

Um verdadeiro clássico. Zelda foi o primeiro jogo da Nintendo a vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. A Nintendo em 2004 relançou esse jogo para Game Boy Advance. Essa versão não só permitia aos mais novos conhecerem esse jogo, como também corrigiu vários erros de tradução no jogo e no manual, tornando-se a versão definitiva e oficial para aqueles que querem conhecer toda a série. Ainda, foi lançado também para o Game Cube no Zelda Collectors Edition.

Aqui, o começo da Lenda!
Como aqui Tem Preguiça Não, eu fui até os confins da Internet, nas cavernas mais profundas e obscuras, nos sites em html mais antigos e consegui este jogo para você, caro leitor!
Basta clicar na imagem ao lado e você será direcionado para a página de Download. 

Depois veio o Zelda II: The Adventure Of Link, que apesar de usar um mapa, as batalhas passavam em visão lateral. O mapa desse jogo é considerado o mais complexo das primeiras séries, e a história era muito bem trabalhada, além de um sistema de evolução, conquistando ao matar monstros.

Vem então a era do Super Nintendo. The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado em 1991, um dos jogos mais populares do console. Neste jogo havia dois mundos (Dark World e Light World), onde viajar entre os dois era necessário apra abrir passagens.
No Game Boy e GBA foram lançados três jogos, a chamada "Tri-Force Series". The Legend of Zelda: Link's Awakening, o primeiro game Zelda para o portátil Game Boy, vendeu cerca de 4 milhões de cópias.
Para o Game Boy Color também foi lançado em 2000 Oracle of Seasons e Oracle of Ages, produzidas em conjunto com a Capcom.

Em janeiro de 2005 foi lançado para o GBA The Legend of Zelda: The Minish Cap, com gráficos cartunescos ao estilo de outro jogo da série: The Legend of Zelda: The Wind Waker. Nesse jogo, o protagonista Link encolhe a um tamanho minúsculo para conhecer uma raça de duendes chamados Minish.

Em 1998, a série Zelda chega ao Nintendo 64. Ocarina of Time foi lançado com grande furor no mundo e escolhido o jogo do ano em 1998, chegando a ofuscar Metal Gear Solid. Ainda hoje, este Zelda continua a ser um dos jogos mais comentados e que atraiu e ainda atrai uma legião de fãs. Este jogo revitalizou a série Zelda trazendo vários novos jogadores que não conheciam os antigos Zeldas.

Após o gigantesco sucesso em todos os sentidos e a explosão de vendas do Ocarina of Time por todo o mundo, foi lançado em 2000 The Legend of Zelda: Mask of Mujula, que mais tarde teve seu nome trocado por Majora's Mask. Sua história, apesar de ser uma continuação do jogo anterior (para quem viu o final do jogo anterior, acaba com o Link falando com Zelda), tem uma trama diferente (um dos únicos jogos da série em não se basear em Zelda e na busca pela Triforce), no qual Link tem 72 horas para impedir que a Lua se choque com Termina, um reino diferente de Hyrule, mas com pessoas muito semelhantes.

Detonado Ocarina of Time, lembrar é viver:

Com um visual cartunesco, é lançado em dezembro de 2002 The Legend of Zelda: The Wind Waker para Game Cube, que consegue conquistar o público que de inicio havia repudiado seu visual. E em 2007, a Nintendo lançou para o portátil Nintendo DS, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass. A história continua após Wind Waker, com Tetra (o nome da Princesa Zelda enquanto pirata) capturada por um navio assombrado, portanto Link deve salvá-la cruzando mares e derrotando criaturas. E em 2009, foi anunciado também para DS The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Com o mesmo estilo gráfico de Phantom Hourglass, o jogo é o primeiro da série a incluir trens, com Link se movendo em um trem, podendo atirar com um canhão.


E no último dia 20 de novembro foi lançado o novo Zelda para Wii, chama-se The Legend of Zelda: Skyward Sword. A maior novidade deste título é o fato de aproveitar ao máximo o Wii MotionPlus, em que podemos controlar a espada, escudo e outros equipamentos tal como se estivessemos segurando-os na realidade, coisa que não acontecia em Twilight Princess do mesmo console, em que a jogabilidade era muito semelhante aos dos antigos consoles.




Aqui o Trailer do novo Jogo:


E aqui um vídeo mostrando a jogabilidade com o Wii Motion Plus, estrelado nada mais nada menos por Robin Williams:

A Lenda de Zelda resumida com todos os jogos fica assim:

Princesa Zelda
A lenda começa quando a princesa Zelda é condenada ao sono perene após ser cometida por uma maldição de um feiticeiro chamado Ganondorf. O Rei impõe então que todas as princesas descendentes deveriam se chamar Zelda. Inicia-se assim, com o enredo de Ocarina of Time (1998, N64), a lenda.
Ao final do episódio, a princesa Zelda, com o auxílio dos seis grandes sábios, cria um universo paralelo ao reino de Hyrule, onde Ganondorf é aprisionado e o portal para esse mundo é selado. Meses após os acontecimentos de Ocarina of Time, Link tem sua égua Epona roubada, e seguindo o ladrão, acaba por adentrar em um reino desconhecido, chamado de Termina, e lá descobre que a lua irá colidir com o mundo em três dias. Inicia aí o enredo de Majora's Mask.
Ao que parece, a cronologia de Twilight Princess se desenrola uma era após os acontecimentos das versões do N64, onde Ganondorf, aliado ao Feiticeiro Zant, de Twilight Realm, quebra o selo que divide o mundo de Hyrule com o mundo das sombras, e tenta fundi-los em uma só dinastia, onde os dois seriam os soberanos.

Link
Aqui, Link recebe o auxílio de Midna, princesa de Twilight Realm, e ao que parece, uma sombra do que Zelda representa para Hyrule, ao derrotar Ganondorf com a ajuda de Zelda, o feitiço é quebrado e Midna reassume a sua verdadeira forma de princesa.
Com relação às cronologias de Wind Waker e Phantom Hourglass, sabe-se que se passam eras após o ocorrido em Ocarina of Time e Twilight Princess, onde Hyrule foi tomada por uma inundação e os presságios de um herói do tempo que usava trajes verdes é passado de geração a geração.
Ganondorf, que novamente conseguira romper o lacre que o prendia ao universo paralelo, passa a raptar todas as garotas que possuíam orelhas de Hylian, pois desconfia que Zelda se esconde por trás de um disfarce. Quando um pássaro gigante a seu comando rapta a irmã de Link, Arryl, a história se desenrola.
Os títulos das sub-séries Oracles e Four Swords seguem cronologia própria, se separando da cronologia oficial. Já a outra cronologia se inicia em The Minish Cap, sucede em Four Swords e encerra em Four Swords Adventure.

E aqui a história do novo jogo: Skyword Swords



Tempos atrás, houve uma batalha onde uma fissura se formou em Hyrule e de lá, saíram seres malignos que desejavam o Poder Final guardado por Vossa Majestade, a deusa. O poder garantia a realização de qualquer desejo. Muitos morreram, mas os deuses colocaram todos os sobreviventes, junto com o Poder Final, em uma terra que seria levada para os céus, acima das nuvens, criando a Skyloft.
Muitas histórias esquecidas se conectaram à esta, e uma delas é a lenda de Zelda (The Legend of Zelda). Link é um morador da ilha flutuante Skyloft, e Zelda é uma amiga próxima dele que quer que Link se torne um cavalheiro. Em um voo de Zelda e Link em seus Loftwings pelo céu em volta da ilha, uma tempestade provocada por Ghirahim ocorre e Zelda cai, desaparecendo.
Link recebe roupas da academia de Skyloft (futuramente, as roupas do herói do tempo) para salvar Zelda. Com a ajuda da personificação humana da Master Sword, Link desce a uma terra governada por forças malignas e parte em busca de Zelda. O inimigo foi nomeado oficialmente como Ghirahim e foi confirmado que Ganondorf não aparecerá nesse jogo, já que ele ocorrerá antes de seu surgimento que será explicado no jogo. A Personificação da Master Sword se chamará Fi, e Link contará com um pássaro da espécie Loftwings.
O jogo ocorrerá, cronologicamente, antes de Zelda se tornar a princesa de Hyrule, que é considerada, até então, uma terra perigosa e desconhecida.


Pensaram que acabou? Clicando na imagem ao lado você pode fazer o download do rom e do emulador de Ocarina of Time.

Feliz Natal!! 

Bóra Salvar a Zelda!


            Zelda.com.br
            Zelda.com Site oficial em inglês; trazendo uma enciclopédia sobre a série
            Wikipedia

---------------------------------------------------------------------

Curta nossa página: Tem Preguiça Não!
Siga-nos: @tempreguicanao
Comente!
Tenha Preguiça Não!

Um comentário:

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.