terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Superação: As 127 Horas de Aron Ralston

Está nos cinemas o filme 127 Horas, de Danny Boyle, com James Franco, o Harry Osborn do Homem-Aranha. Este filme é demais, conta a história de sobrevivência e superação de Aron Ralston Lee, nos cânyons do Colorado. Assista o filme e leia a história dele logo aí embaixo. Surpreendente.


Aron Ralston Lee (nascido em 27 outubro de 1975, em Indiana, EUA) é um alpinista que ficou preso por uma pedra em maio de 2003, e foi obrigado a amputar a parte inferior do braço direito, para libertar-se.
Deixou o emprego para estudar engenharia mecânica e francês na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Pensilvânia e para escalar as montanhas do Colorado, "Fourteeners" (picos de mais de 14.000 pés de altura). Aron estava em uma fenda estreita, caminhando sozinho do canyon Blue John Canyon (Canyonlands National Park, Utah), foi quando um pedregulho caiu e prendeu seu antebraço direito, esmagando-o.
A mão de Aron "morreu" por falta de circulação e depois de cinco dias (127 horas), tentando levantar e quebrar a pedra, desidratado e enfrentando a morte certa, Aron escolheu uma opção final - libertar-se. Teve que amputar seu antebraço direito!
Curvando o seu braço contra uma "chockstone" (rochas suspensas, entaladas entre os paredões do cânion), Aron primeiro quebrou seu osso do braço, "Não há hesitação. Eu mal percebo o que estou prestes a fazer. Solto a correia que me ancorava e me agacho até meu traseiro estar quase encostado no chão do cânion. Coloco minha mão esquerda por debaixo da rocha e empurro com força, com mais força, COM MAIS FORÇA!, para colocar o máximo de força para baixo sobre o meu osso do rádio. Na medida que lentamente dobro meu braço para baixo e para a esquerda, um POU! reverbera como o tiro de uma espingarda com silenciador". Em uma operação de uma hora, ele aplicou um torniquete, usou a lâmina cega de sua multi-ferramenta para cortar o tecido mole ao redor do intervalo, e alicates da ferramenta para rasgar os tendões mais resistentes.

As ferramentas utilizadas para Aron amputar seu próprio braço: um torniquete feito de equipamentos de escalada e os alicates e lâmina de uma multi-ferramenta

Embora Aron não tivesse nenhuma sensação em sua mão direita, ele sentiu a dor proveniente da zona onde a pedra repousava em seu pulso. Quando ele a amputou, Aron sentia cada pedacinho dela, depois de constatar, "Doeu para quebrar os ossos, e certamente pior para cortar o nervo. Mas o corte do músculo não foi tão ruim. No geral, foi 100 vezes pior do que qualquer dor que eu senti antes. "
Finalmente libertado, Aron estava ainda a 8 milhas do carro dele e não tinha nem celular. Ele teve que descer de rapel de um penhasco de 65 m, em seguida, caminhou para fora do cânyon no sol quente. Eventualmente encontrou outros caminhantes. Recebeu comida e água e foi resgatado por uma equipe de busca em um helicóptero. Aron foi levado para Allen Memorial Hospital, em Moab, onde foi estabilizado antes de ser transportado para o Hospital St. Mary's, Grand Junction, Colorado, para a cirurgia. O braço de Aron foi cremado e as cinzas, voltaram para a pedra.

Aron gravava-se diariamente, enquanto preso. Explica que, "me deu uma sensação de realização. Não só a câmera, mas dizer à minha família e amigos o que tinha acontecido, também me deu a oportunidade para lhes dizer como eu estava sentindo e que eu os amava. Eu gostei do que falei, quando dizia que não ia sair de uma confusão inexplicável. Eu li a transcrição do vídeo do enviado americano Nick Berg, que havia sido tomado como refém e acabou decapitado no Iraque. As nossas mensagens foram muito semelhantes. Pareceu-me que em nossa última hora, embora tenhamos afastado dessas coisas, há um nível de compreensão de cabeça do que é importante. "

Aron filma a si próprio no local do acidente

Sobre os perigos do exterior, Aron reflete: "Eu concordo com as pessoas que dizem para nunca sair sozinho sem dizer a alguém onde você está indo. Normalmente, eu faço isso. Eu não fiz desta vez, porque eu calculei mal os riscos. "

Aron: Karate Kid na montanha já com a prótese de escalada

Agora, um orador público, Aron ainda sobe montanhas - em 2005, tornando-se a primeira pessoa a escalar todas as montanhas do Colorado no inverno. No regresso a escalada, Aron explica: "Minha prótese é a chave. A parte de substituir a mão inclui uma palheta (combinação) de escalada e enxó. Eu conecto o dispositivo no meu braço e o utilizo para o gelo e rocha vertical. Então eu só puxo para fora um anexo de garra para dar segurança e gestão de corda. Eu sinto que estou subindo bem, se não melhor, do que nunca." Aron tem planos para fazer ainda corridas de aventura (um evento da equipe com caiaque), mountain bike, canoagem de águas brancas, trail running, patinação in-line e natação.

Documentado no seu livro "Entre uma rocha e um lugar duro", Aron filosofa , "A mão e antebraço não são uma vida. "



Reportagem mais detalhada na Go Outside.

Trailer do filme 127 Horas:

Aron Ralston descrevendo a amputação:

É como diz a frase do meu blog: "O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre " Lance Armstrong

4 comentários:

  1. nossa que historia magnifica
    parabéns por tua vitoria

    ResponderExcluir
  2. "O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre " Lance Armstrong
    Profundo, esta história é linda! Forte e mostra a nossa vontade de viver.
    Não há força na Terra mais poderosa do que a vontade de viver - Como disse o próprio Aron!

    ResponderExcluir
  3. isso é muito triste eu vi as vezes que tu tomo o seu xixi que nojo mais era o unico jeito de viver né se fosse eu eu ia fazer isso tambem tu é muito inteligente e corejoso!!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente uma história explêndida (( VIDA ))

    ResponderExcluir

Vamos lá pessoal. Sua opinião é muito importante. Tem Preguiça Não de comentar.